Seja por falta de inovação ou porque as contas apartaram, essas 10 empresas faliram e tiveram que fechar as portas. Relembre aqui.
Independente do tamanho da empresa que pretendemos abrir, empreender exige cuidado e planejamento. Como dizem: quanto maior o salto, maior a queda e essas grandes empresas nos chocaram muito quando foram a falência. Confira aqui a lista de 10 empresas que faliram.
1- Kodak

Fundada em 1888 foi responsável por revolucionar o setor de fotografia com câmeras analógicas e rolos de filmes, no entanto, nada dura para sempre e com a chegada das máquinas digitais tudo complicou. As vendas da Kodak caíram e ela deixou de ser referência.
2- BlackBerry

A marca de celular chegou a ser responsável por 50% das vendas do setor, no entanto, com a chegada dos smartphones a empresa não se adaptou e acabou perdendo espaço para grandes marcas como a Apple.
3- Blockbuster

Os que nasceram na década de 90 têm saudades da época que alugavam filmes e jogos nas grandes locadoras como a Blockbuster, todavia, mesmo esses não podem negar a praticidade dos serviços de streaming. A empresa se adaptou a mudança do VHS para o DVD, mas sucumbiu a mudança do mercado com os conteúdos online.
4- Yahoo!

A empresa chegou a valer 125bilhões de dólares. O grande erro foi focar em ser um portal de mídia ao invés de sistema de busca na internet. A empresa já foi vendida para a Verizon por 4,8bilhões, uma pechincha para quem chegou a valer tanto, mas nem isso pareceu resolver o problema já que foi vendida novamente em 2021.
5- MySpace

A rede social já foi muito popular, pois permitia compartilhamento de mídias e outros recursos interessantes, no entanto, em 2005 perdeu espaço para o Facebook e não aguentou a concorrência. A empresa foi vendida diversas vezes nos últimos anos.
6- Atari

A pioneira dos consoles domésticos fez muito sucesso ao longo dos anos. Seu grande equívoco foi a incapacidade de reter talentos que acabaram fundando empresas concorrentes. Além disso, para evitar prejuízos a companhia apressou o lançamento de jogos e teve diversos fracassos seguidos, ficando no prejuízo.
7- Compaq

A empresa começou pequena e conseguiu o feito de competir contra a gigantesca IBM. No entanto, nos anos 90 ao invés de investir em computadores baratos portáteis, decidiu focar em máquinas mais complexas e potentes. Ou seja, não estavam alinhados com a procura.
8- Hitachi

A empresa competia com grandes marcas como Sony, Panasonic e Sharp, mas não conseguiu acompanhar a revolução digital. Hoje sua produção está focada em projetores e chips apenas.
9- Vasp

A grande empresa de táxi aéreo acumulou já durante seu primeiro ano uma série de prejuízo. Embora tenha conseguido se reerguer quando vendida para o Governo de São Paulo, voltou a passar por dificuldades por um mal controle financeiro.
10- Toshiba

Foi a responsável pelo primeiro laptop voltado para as massas e era considerada uma das mais inovadoras. Por fim, com as vendas online e os notebook mais populares seu crescimento ficou prejudicado. Atualmente a empresa vende seus ativos para pagar dívidas.
Você lembrava dessas empresas? Então conta pra gente qual dessas 10 empresas que faliram deixou saudades.
Leia também: Como ganhar dinheiro em casa: veja 5 formas