Os números das maiores torcidas do mundo apenas reforçam o que todo mundo já sabe: o futebol é, realmente, o esporte mais popular do mundo. Afinal, são milhões de pessoas, são partes inteiras de uma população nacional que integram a organização de grupos que têm um só objetivo: incentivar o seu clube, amar o seu time!
Somente no Brasil, o futebol é uma paixão. Atualmente, inclusive, clubes como Flamengo (sempre protagonista), Palmeiras e Atlético Mineiro dão brilho e nível ao futebol nacional. Afinal, se antes o clássico era o famoso “FlaFlu” ou mesmo os jogos entre times da mesma região, agora a coisa está bem diferente. Clubes do Rio e São Paulo protagonizam uma rivalidade talvez nunca antes vista. É o caso do Flamengo com o Palmeiras que, desde a chegada do técnico português – Abel Ferreira – tem se mostrado um grande clube! Isso sem falar no Atlético Mineiro que vive também uma boa fase com a presença do ex-jogador da seleção brasileira Hulk.
Enfim, futebol no Brasil é religião, e no mundo pode não ser tudo isso, mas também encanta e faz muita gente vibrar! Pensando nisso, reunimos, neste artigo, as 20 maiores torcidas do mundo. Vamos conferir? Então, veja!
20 maiores torcidas do mundo (em números “redondos”)

A lista abaixo contém números “redondos”, em virtude da natural dificuldade de precisão quando se fala em apurar o quantitativo das maiores torcidas do mundo. Apesar da falta de precisão, são números muito próximos à realidade e já ratificados pela maior parte da imprensa nacional e mundial. Confira:
1 – Barcelona (40 milhões)
2 – Real Madrid (38 milhões)
3 – PSG (37 milhões)
4 – Manchester United (36 milhões)
5 – Chivas Guadalajara – México ( 35 milhões* segundo pesquisa do clube)
6 – Flamengo – Brasil (33 milhões – 16,2% da população brasileira)
7 – Corinthians – Brasil (29 milhões)
8 – América – México (27 milhões)
9 – Chelsea – Inglaterra (26 milhões)
10 – Liverpool – Inglaterra (26 milhões)
11 – Bayern de Munique – Alemanha (25 milhões)
12 – Manchester City – Inglaterra (25 milhões)
13 – Juventus – Itália (23 milhões)
14 – Milan – Itália (22 milhões)
15 – Boca Juniors – Argentina (20 milhões)
16 – Internazionale – Itália (19 milhões)
17 – Cruz Azul – México (17 milhões)
18 – São Paulo – Brasil (16 milhões)
19 – Fenerbahce – Turquia (15 milhões)
20 – River Plate – Argentina (14 milhões)
Clubes como o PSG cresceram muito, nos últimos tempos, em virtude da chegada de estrelas do futebol mundial, como Neymar, Mbappé e Messi. Da mesma forma como uns crescem com a chegada de jogadores, outros descem com a saída. É o caso do Barcelona que, apesar de se manter na primeira posição do ranking de maior torcida do mundo, vem perdendo adeptos desde a saída de seu maior jogador: Lionel Messi.
No mesmo sentido, clubes como Manchester City e Real Madrid voltam a crescer no número de torcidas. No caso do clube inglês, pela chegada de craques como Haaland e, no caso do time espanhol pela tradição e elevado desempenho. Afinal, mesmo sem sua principal estrela – Cristiano Ronaldo – o Real Madrid segue sendo o maior campeão da Champions League, tendo ganhado neste ano, e do futebol espanhol.