Organizar a vida financeira pode ser um grande desafio. Mas hoje, listamos as melhores dicas para organizar as finanças pessoais que você precisa conhecer.
Organizar a vida financeira é um passo importante que todas as pessoas deveriam tomar. A falta de organização das finanças pode fazer as dívidas aumentarem e gerar frustração.
Além disso, a falta de planejamento não permite manter uma clara visão dos seus objetivos. Por isso, confira as nossas dicas e se organize!
1. Faça um orçamento
Fazer um orçamento é o primeiro passo para ter uma vida financeira organizada. Isso porque ele permite visualizar todos os seus gastos e receitas.
Primeiro liste todas as suas despesas fixas. As despesas fixas são aquelas pagas todos os meses, como aluguel, telefone, internet…
Depois, liste todas as entradas que você tem no mês, unindo todas as suas fontes de renda. O dinheiro que sobrar após pagar as despesas fixas será o valor destinado para as despesas variáveis e investimentos.
2. Identifique onde pode economizar
Ao definir o orçamento será possível identificar onde se localizam os maiores gastos. Por isso, é importante analisar e cortar todas as despesas desnecessárias.
Outro fator importante a destacar é economizar em áreas que aumentam as despesas. Por exemplo: você pode economizar energia ao apagar as lâmpadas dos cômodos que não estiverem sendo usados, tirar os aparelhos eletrônicos da tomada e diminuir o tempo de uso do chuveiro quente.
Assim, você estará, indiretamente, diminuindo as suas despesas para folgar mais no orçamento.
3. Determine uma quantia para cada gasto
Uma ideia legal de se organizar é definir uma quantia para cada gasto todos os meses. Por exemplo, você pode definir 60% do salário para as despesas fixas, como aluguel, supermercado, telefone…
Defina 15% do seu salário para lazer. 15% utilize para compor a sua reserva de emergência, o ponto principal para a segurança financeira. Os 10% restantes utilize para fazer investimentos.
Lembre-se de que essa divisão é apenas uma sugestão, uma vez que cada família tem uma realidade diferente. O mais importante é você entender a importância de determinar um valor exato para cada despesa e cumpri-lo.
4. Separe as contas da pessoa física e da pessoa jurídica
Por fim, uma dica para quem é dono do próprio negócio. É impossível manter uma vida financeira saudável se você não separa as contas pessoais das contas da empresa.
Por isso, entenda essa importância e separe as contas. Determine um pro-labore, que é a sua retirada mensal, que atenda às suas necessidades.
Gostou das nossas dicas para organizar as finanças pessoais? Tem mais alguma dica que pode nos ajudar? Não deixe de compartilhar o seu conhecimento nos comentários!
Leia a seguir: Os 6 melhores aplicativos para controle financeiro