5 atitudes autodestrutivas para deixar de cometer

-

Atitudes autodestrutivas são comportamentos que você deve retirar de sua vida o mais rápido possível. Isso porque impedem o seu crescimento e o desenvolvimento de relações saudáveis. Além, é claro, de impactar negativamente em sua saúde física e mental.

Pensando nisso, selecionamos para vocês 5 atitudes autodestrutivas para deixar de cometer já! Confira!

O que são atitudes autodestrutivas?

Atitudes autodestrutivas são, basicamente, comportamentos cometidos por você e que prejudicam a você mesmo, sua vida e sua sáude. São ações que podem ser deliberadas, podem impulsivas ou mesmo resultado de um hábito. É preciso estar sempre atento a elas, a fim de evitar ser refém das suas causas e consequências.

5 atitudes autodestrutivas para deixar de cometer

1 – Reclamação constante: hábito autodestrutivo

Você experimentou ficar perto de uma pessoa que vive reclamando de tudo? Se já, já pode observar que a vida desta pessoa pode ser maravilhosa. Ela pode ter carro, casa, uma boa família, um bom emprego, bons amigos, um amor… mas ela nunca parecerá satisfeita. Sempre haverá algo grande demais, na cabeça dela, que seja digno de reclamação – seja uma coisa fora do lugar, um contratempo que ela não conseguiu resolver, algo que se quebrou sem querer. Enfim, absolutamente qualquer coisa!

A reclamação constante é um comportamento autodestrutivo porque, se você reparar bem, quanto mais reclamamos, mais a nossa energia cai, mais pessoas se afastam da gente e menos motivos para agradecer nós enxergamos. Por isso, se você é desses ou dessas, procure mudar o ângulo da sua visão e verá que há sempre alguma coisa para celebrar, como diria a querida Vanessa da Mata, na canção Gente Feliz.

2 – Cobrar que os outros te façam feliz

Esta talvez seja a atitude mais autodestrutiva que você pode cometer na vida. E não somente a mais autodestrutiva, mas também a mais difícil de se livrar. Isso porque a ideia de que o outro nos faz feliz é naturalizada em nossa cabeça desde crianças, principalmente, de meninas que têm contato com contos de fada. É triste chegar na fase adulta e ter de abandonar esta ilusão, mas também é libertador, como toda desilusão.

Esperar ou cobrar que os outros te façam feliz poderá destruir não somente você, mas também o outro, que, em algum momento, irá se desgastar com a sua cobrança. Por isso, evite depositar suas necessidades de felicidade em uma pessoa e procure descobrir o que te faz feliz, o que te preenche. Depois de descobrir, compartilhe com quem você ama. Tenha certeza de que, assim, a felicidade será muito mais consistente.

3 – Viver em função do rancor

Muitas pessoas acreditam que sentimentos como rancor, vingança e ódio fazem mal apenas à pessoa-alvo. Mas não. Saiba que estes sentimentos autodestrutivos, que fundamentam atitudes autodestrutivas, fazem mal apenas a quem sente.

Por isso, é importante aprender a praticar o perdão. Perdão genuíno, sabe? Nem sempre é sobre esquecer, mas sempre é sobre abandonar o ímpeto da vingança. Se você conseguir agir assim, levará uma vida muito mais saudável, tanto mental quanto fisicamente.

4 – Ser autocrítico em excesso

Em tempo de tanto narcisismo – potencializado pelas plataformas digitais – ser autocrítico é um sinal de inteligência. Mas saiba que existe um limite! Se não ser uma pessoa autocrítica lhe trará alguns problemas de ordem interpessoal; ser uma pessoa muito autocrítica poderá te colocar em um lugar de automutilação que nada tem a ver com a função principal da autocrítica que é a evolução.

Por isso, não seja autocrítico em excesso, pois essa atitude autodestrutiva poderá fazer você viver com a sensação de que nunca será suficiente em lugar algum.

5 – Fuga de sentimentos que você deve encarar

O caminho mais fácil a ser seguido, quando estamos com problemas, é nos apegar a alternativas imediatas de conforto e de prazer. Apesar de funcionar no momento, esse é um clássico exemplo de atitudes autodestrutivas. Isso porque não encarar determinados sentimentos fará você ir acumulando fugas, passando por cima de coisas importantes e o resultado disso é uma explosão que costuma desorganizar tudo.

Por isso, aprenda ter coragem de encarar seus sentimentos, a fim de deixar de alimentar este – já automatizado – comportamento autodestrutivo.

Como de deixar de cometer atitudes autodestrutivas?

Para deixar de cometer atitudes autodestrutivas é preciso, primeiramente, saber identificá-las. Somente depois de identificá-las é que você poderá pensar em formas de lidar – seja através do autocontrole ou mesmo por meio de um acompanhamento psicológico. A terapia, aliás, é a forma mais consistente de conseguir isso, pois, com a orientação de um profissional, fica muito menos difícil.

E aí, se identificou com algumas dessas atitudes autodestrutivas? Então, conte-nos sua experiência!

Veja também – Pessoas que você deve afastar da sua vida: veja 5 tipos!

Posts relacionados

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga-nos

410SeguidoresSeguir
Publicidade

Mais posts