Para se manter motivado em seu propósito, há estratégias simples que você pode aplicar em sua vida. São recursos de ordem interna e também de ordem externa, pois o que antecede a ação é o pensamento, não é mesmo? E para agir de forma a se manter motivado, o pensamento tem de estar alinhado à prática.
Assim, antes mesmo de exteriorizar qualquer atitude para se manter motivado, é preciso ajustar a sua mente para isso, renovando todos os parâmetros de interpretação e de inspiração que você tenha em sua vida.
Pensando nisso, elencamos para vocês 5 atitudes indispensáveis para quem deseja se manter motivado. Venha conferir!
1. Cuide de sua mente de seu corpo

Nós somos uma coisa só: mente e corpo estão ligados de forma que um influencia direta e mutuamente no outro. Já percebeu como você fica muito mais disposto para o seu dia quando faz atividades físicas antes de iniciá-lo? Já reparou em como você fica mais disposto a acordar e fazer uma atividade física quando estabelece isso como seu objetivo?
O seu corpo e sua mente atuam com a mesma potência sobre a sua vida. Por isso, você precisa cuidar deles sempre! Assim, se o seu objetivo for, por exemplo, ser um atleta de alta performance, prepare sua mente e o seu corpo para lidar com ônus e o bônus de sua escolha. Para isso, não esqueça de estabelecer seus próprios padrões e de ter como referência pessoas que, de fato, tenham exemplo para te dar.
2. Fique perto de pessoas que tenham o mesmo objetivo que você

A partir do momento em que você estabelece um objetivo para a sua vida, tenha ciência de que será preciso renovar suas companhias. Isso não significa abandonar as pessoas, mas sim ser justo consigo e com os outros. Por exemplo, se você tem como objetivo passar em um concurso, saiba que não poderá mais estar tão presente na vida de pessoas que tenham o hábito de beber de sexta a domingo. Afinal, a rotina de quem tem objetivo não casa em nada com a rotina de quem quer apenas “curtir” os prazeres imediatos da vida.
Por isso, estabeleça o seu ponto! O que você quer ser? Servidor público? Então, procure estar com pessoas que também queiram ou que, pelo menos, saibam o preço que se paga para ter isso. Assim, você conseguirá se manter motivado, pois, ao olhar para lado, verá alguém vivendo exatamente a mesma coisa que você.
3. Aceite os seus erros e aprenda com eles

Você conhece a sensação de perder? Se sim, sabe que não é nada fácil encarar esse sentimento, não é mesmo? Afinal, todos nós, de certa forma, somos guiados pelo medo do fracasso. Tomamos atitudes imediatistas por medo de fracassar. Fazemos planos de curto prazo por medo de fracassar.
O que não nos ensinam, entretanto, é como olhar para o fracasso a fim de tirar dele algo construtivo. E isso é elementar para ser uma pessoa próspera, pois a maior parte da força de quem vence é construída em cima da fraqueza de quem um dia perdeu.
Por isso, interprete os seus erros e os encare com a humildade de quem quer aprender. Não seja do tipo que aponta o dedo para o primeiro que encontra pela frente. Queira crescer!
4. Fique próximo de pessoas melhores que você

Por “melhores” não entenda que sejam pessoas inatingíveis. Não é isso. Estar perto de pessoas melhores que você significa elevar o padrão e a referência. Isso porque estar próximo de pessoas, por exemplo, mais inteligentes que você ou mais talentosas que você fará com que você se sinta motivado a estar no mesmo nível que elas. Isso, é claro, se você tiver humildade suficiente para aprender.
Há um trecho de um vídeo de Cristiano Ronaldo em que ela fala que Messi motiva ele e acredita que também motive Messi, pois ambos são um para o outro o seu próprio referencial de excelência. Por isso, tenha o seu. Lembre-se de que, assim como a alternância de poder é importante para o desenvolvimento da democracia, compartilhar o protagonismo é importante para o seu crescimento. Queira estar entre os melhores!
5. Estabeleça metas alcançáveis

Para se manter motivado é preciso também de um pouco de satisfação, não é mesmo? Por isso, estabeleça metas diárias, semanais ou mensais que você, efetivamente, consiga alcançar. Por exemplo, se você tiver como objetivo passar em um concurso e sua rotina de trabalho for das 8h às 18h, você não pode querer estudar mais que 2 horas líquidas por dia.
Da mesma forma, se você tem como objetivo ser um atleta e precisa dividir seu tempo entre os treinos e o trabalho, procure estabelecer um horário e um treino ideal para sua rotina. Assim, cumprindo suas metas, você irá desenvolver uma das coisas mais importantes na vida: autocompromisso. Por isso, experimente apenas começar!