Diante do cenário de alta da inflação na economia do nosso país, cada vez mais é preciso saber como reduzir gastos no orçamento doméstico. Afinal, o preço dos alimentos tem pesado no fim do mês, a a energia também ficou mais cara, o preço dos combustíveis, então, nem se fala. Por isso, é preciso implementar estratégias, no dia a dia, a fim de atenuar, na medida do possível, o impacto dessas despesas no orçamento.
Pensando nisso, selecionamos para vocês que querem diminuir despesas, algumas dicas de como reduzir despesas no orçamento doméstico. Confira!
5 dicas de como reduzir despesas no orçamento doméstico
1. Pesquise os melhores preços antes de escolher um supermercado

A alimentação consome, hoje, a maior parte do orçamento dos brasileiros. Isso não significa que façamos uma feira de mercado grande. Ao contrário! Em virtude da inflação, temos gastado cada vez mais para comprar cada vez menos. Por isso, é fundamental pesquisar pelos melhores preços dos alimentos antes de ir ao mercado fazer a feira do mês, pois, conhecendo os melhores preços, tendemos a comprar com mais qualidade no gasto.
2. Compre o que puder no seu bairro, principalmente frutas e verduras

Outra dica importante para reduzir os gastos de casa é nunca comprar essas coisas em supermercadods, pois os preços são muito altos. O ideal é preocurar por “vendinhas” e “feiras livres” em seu próprio bairro. O mesmo serve para alimentos como a carne, tá? Em supermercados, os preços costumam ficar muito mais caros!
3. Atenção aos gastos com delivery de comida

A fintech divulgou, recentemente, que gastos com uber e ifood comprometem o orçamento compartilhado dos casais em 12,6%. Pode ser pouco ou muito, a depender do seu contexto, mas o importante é ter em mente que são gastos que não sairão da sua vida. Afinal, você não vai parar de pedir nem seu delivery, nem seu uber. A questão é ter limite. Para isso, estabeleça critérios de controle. Por exemplo: pedir comida no meio da semana, tendo em casa, é desnecessário, não é? O ideal mesmo é deixar para pedir essas coisas no fim de semana. Assim, tem-se mais controle e seu bolso e sua saúde agradecem!
4. Atenção ao consumo de água e energia

O consumo de energia e de água também consome parte relevante do orçamento familiar, principalmente a energia. Por isso, é preciso ficar atento ao seu consumo. As dicas aqui são: não deixe luzes acesas sem necessidade; não passe tempo desnecessário no banho quente; não desperdice água, sobretudo ao realizar atividades domésticas. Em suma, controle o seu consumo!
5. Não abra mão do controle: tenha uma planilha

Todas essas dicas são importantes, mas perdem o sentido se você não tiver uma planilha do orçamento familiar. Isso porque de nada adianta aplicar essas estratégias sem ter como apurar quanto, de fato, você está economizando ao aplicá-las. Portanto, monte a sua planilha, no excel, e controle, mês a mês, os seus gastos.