Saber cuidar da sua segurança em aeroportos é fundamental para ter uma boa viagem. Afinal, ninguém quer passar por estresse no meio de algo que deveria ser sobre relaxamento, não é? Por isso, é preciso ficar atento às dicas para manter a si mesmo e à sua bagagem em segurança. Quer saber mais? Então, confira abaixo as dicas que selecionamos para você!
5 dicas para ter mais segurança nos aeroportos
1. Manter a mala sempre trancada

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas acabam não trancando a mala, pois preferem estar com o acesso mais fácil na hora de pegar alguma coisa. Mas a verdade é que, desta forma, você também facilita para que outra pessoa mexa nos seus pertences. Por isso, manter a sua mala trancada é uma das regras básicas para uma viagem tranquila. A melhor opção, sem dúvidas, é comprar uma mala que já tenha a opção de travar o ziper, abrindo apenas com a senha.
No entanto, se você não tiver uma mala desse modelo, pode optar por um cadeado, seja com chave ou senha. Se não quiser correr o risco de perder a chave ou trancá-la dentro da mala por acidente, o cadeado com senha é mais indicado. Por fim, também é recomendado perder o cadeado (com outro cadeado ou com um lacre) em uma das alças da mala, a fim de que não seja possível movimentar o zíper (o que permitiria abrir a sua mala mesmo com cadeado).
2. Plastificar a mala

Plastificar a mala é uma medida que, além de aumentar a segurança dos seus pertences, também vai ajudar a proteger a integridade da sua mala, evitando quebras e arranhões. E o melhor é que se trata de uma medida que você pode fazer em casa, com plástico filme. Mas, se não quiser ter esse trabalho ou se não tiver tempo para isso, também é comum encontrar esse serviço no aeroporto. E é claro que, se a sua mala estiver totalmente vedada, isso vai dificultar bastante que alguém mexa nas suas coisas, não é mesmo?
3. Usar cintas e capas de bagagem

As capas de bagagem possuem uma função semelhante à do plástico: de proteger sua mala. A diferença é que elas são de tecido, o que possibilita que sejam reutilizadas durante as viagens. No entanto, elas não oferecem tanta segurança aos seus pertences, sendo preciso usar também as cintas. Tratam-se de tiras que você passa em volta da mala e possuem um cadeado embutido, impedindo que a mala seja aberta sem que se remova esse cadeado.
4. Levar itens de valor na mala de mão

Mesmo com todos esses cuidados, é importante manter os itens de valor sempre na mala de mão – principalmente eletrônicos. Isso porque, além dos riscos de furto, as malas que são despachadas costumam ser jogadas de qualquer jeito nos bagageiros, de forma que a pancada pode acabar danificando os seus pertences. Assim, com esses itens na mala de mão, eles estarão sempre perto de você. Desde que você não deixe a mala desvigiada, com certeza não terá dor de cabeça.
5. Pedir informações aos funcionários do aeroporto

Por último, sempre que você precisar de alguma informação, é importante perguntar diretamente aos funcionários do aeroporto. Afinal, nunca se sabe quando você pode encontrar uma pessoa mal intencionada, que pode te dar uma informação errada ou se aproveitar da sua situação de vulnerabilidade para te prejudicar. Então, procure um representante da sua companhia aérea ou um funcionário do aeroporto para te ajudar, certo?