Se está em busca de filmes sobre mulheres empoderadas, chegou ao lugar certo! Em uma realidade de tanta opressão e violência contra as mulheres, assistir a um filme que as enaltece é uma ótima forma de renovar as energias para continuar na luta. Então, venha conferir alguns dos filmes que enaltecem mulheres incríveis para se inspirar e seguir em frente!
5 filmes sobre mulheres empoderadas
1 – Que horas ela volta? (2015)

Para começar, vamos desconstruir a ideia básica de que empoderamento feminino é apenas sobre corpo. Por isso, selecionamos este filme nacional que é sobre o empoderamento da mulher trabalhadora. O filme conta a história da pernambucana Val (Regina Casé), que se muda para São Paulo, a fim de encontrar emprego para sustentar sua filha, que fica na cidade natal. Depois de crescida, a filha de Val vai até São Paulo, a fim de prestar vestibular. No caos, o mesmo vestibular do filhos dos patrões da mãe. Com a presença da jovem na casa do baronato paulista, questões de classe e de gênero são suscitadas, o que torna o filme, dramaticamente, brasileiro.
2 – Frida (2003)

Frida Kahlo é, hoje, praticamente uma entidade da cultura mexicana e um dos maiores símbolos de empoderamento feminino por meio da arte. A artista mexicana era uma pintora que viveu muitos percalços enquanto ascendia em sua carreira. Com uma história, no mínimo, conturbada com o companheiro Diego Rivera, o filme de Frida é uma biografia da vida e obra desta grande e inesquecível artista mexicana.
3 – O Diabo Veste Prada (2006)

Para muitos Miranda Priestly, personagem interpretada por Meryl Streep, pode parecer uma megera. Afinal, a forma como ela trata a assistente Andrea Sachs, interpretada por Anne Hathaway, não é das melhores. Mas a verdade é que Miranda é a principal executiva da revista Runaway Magazine, sendo um ótimo exemplo de mulher bem sucedida e empoderada. Além disso, ela está sempre bonita e bem vestida! Não é à toa que dizem que “O Diabo Veste Prada”.
4 – Os Homens são de Marte… e é pra lá que eu vou (2014)

Mais um dos filmes nacionais a entrar para a lista, “Os Homens são de Marte… e é pra lá que eu vou” conta a história de Fernanda (Mônica Martelli), uma produtora de casamentos. O único problema é que ela já tem 39 anos e acredita muito no casamento, mas nunca conseguiu encontrar o seu par perfeito. Com a participação de grandes atores brasileiros como Paulo Gustavo, José Loreto, Marcos Palmeira e Humberto Martins, o filme garante grandes emoções e boas risadas. Além disso, você pode acompanhar o processo de empoderamento da protagonista, o que torna tudo ainda mais interessante.
5 – Valente (2012)

E por falar em mulheres empoderadas, não há como não mencionar o filme Valente, que mudou completamente a noção das princesas que precisam ser salvas pelo príncipe. Merida não precisa de nada disso! Na verdade, ela participa de um torneio de arco e flecha para provar que pode se virar muito bem sozinha, sem precisar de homem nenhum. Além de ser uma animação super divertida, o filme é excelente para ensinar às crianças, desde cedo, que elas podem ser o que quiserem.