Há inúmeros sinais de que você está pronto para abrir sua empresa. A maior parte deles está relacionada à forma como você se posiciona dentro do seu trabalho atual. Isso porque antes de pensar em gerir a própria empresa, convém conhecer a gestão de outras, sobretudo daquela na qual você trabalha ou trabalhou. Assim, há uma tendência de que – se você for esperto – não repita o mesmo erro dos seus “patrões”.
Gerir uma empresa, como qualquer pessoa adulta sabe, não é nada fácil. Trata-se de um trabalho duro, com muitas responsabilidades e com muito mais demandas e riscos. Mesmo assim, há pessoas que, definitivamente, não nasceram para serem funcionárias de ninguém. Essas pessoas, geralmente, apresentam uma característica em comum: autocompromisso. São pessoas que não precisam de ninguém lhes cobrando absolutamente nada; são perfis de quem faz questão de andar com as próprias pernas e sabe se antecipar.
Se você estiver flertando com a possibilidade de gerir seu próprio empreendimento, leia até o fim e confira se reconhece, em si, alguns destes sinais de que você está pronto para abrir sua empresa.

5 sinais de que você está pronto para abrir sua empresa
1 – Sentimento de insatisfação com o seu trabalho
Um dos primeiros sinais de que você está pronto para abrir sua empresa é o sentimento de insatisfação em relação ao seu trabalho atual. Seja pela monotonia, seja pela questão salarial, etc. Há muitos fatroes que, num ambiente de trabalho, acabam desmotivando as pessoas. Principalmente, aquelas que gostam de saber que podem crescer em seus empregos.
2 – Você tem o “know how”, mas o sente “subutilizado”
Sabe quando você já sabe absolutamente tudo a respeito da empresa na qual você trabalha? Conhece todos os processos, todas as pessoas, os fornecedores, preços, etc? Você conhece mais a empresa do que o próprio “patrão”, mas esse seu conhecimento – essa sua habilidade – não é utilizada como deveria. Este é um dos sinais mais incisivos de que você está pronto para abrir sua empresa. Afinal, quando podemos crescer, mas o nosso contexto não nos permite isso, precisamos nós mesmos expandir, não é?
3 – Seu perfil profissional é de quem gosta de inovar e aprender
A pessoa que abre sua própria empresa é do tipo que gosta de adquirir novas habilidades. Nada a ver com gente que se acomoda. Inclusive, isso é algo que se precisa ter em mente, viu? O perfil de um empreendedor é ativo, proativo, objetivo, inquieto e, sobretudo, corajoso. Ou seja, nada acomodado. Logo, se você se identifica com isso, talvez você tenha o perfil exato de algo que está pronto para abrir a própria empresa.
4 – Conhece os riscos de administrar uma empresa, mas não tem medo
Outro dos mais importantes sinais de que você está pronto para abrir sua empresa é, simplesmente, saber o que está fazendo. E o que isso significa, na prática? Significa, sobretudo, entender, previamente à decisão de empreender, que ser dono do próprio negócio tem o bônus de administrar e o ônus de administrar. Ou seja, retorno maior? Maior esforço.
Portanto, se você for do tipo que não acredita que vai ficar rico do dia para a noite; se for do tipo que faz questão de conhecer todos os ônus que fazem parte da gestão de uma empresa, e não tem medo… Então, você está prontíssimo para abrir a sua!
5 – Sabe gerir pessoas e gosta disso
Talvez – para além de administrar finanças – gerir pessoas seja o elemento mais sensível quando se fala da administração de uma empresa. E, justamente por isso, é preciso que o empreender domine essas habilidades, a fim de não acabar agindo com a cabeça de um empregado que tenha que gerir outros empregados.
Por isso, um dos sinais de que você está pronto para abrir sua empresa é este. Afinal, quem gosta de gerir pessoas – e sabe como fazê-lo – vai muito bem na administração da sua própria empresa. Até por que, quem já foi empregado, quando passa a ser dono do negócio, mantém consigo a sensibilidade necessária para ser um verdadeiro líder.
*Bônus para quem quer saber se está pronto para abrir sua empresa
Selecionamos, para vocês, dois materiais que irão te ajudar a pensar melhor a respeito da viabilidade de abrir sua empresa agora. Confira clicando aqui (negócios para empreender com pouco dinheiro) e aqui (negócios para empreender na crise).