Querendo saber tudo sobre a raça do momento? Então venha conferir 6 coisas que você precisa saber sobre o Spitz Alemão!
Esses cães fofos que podem ser encontrados em diversos tamanhos estão cada vez mais presentes na lista de desejos e nas casas dos brasileiros. Se você está querendo adotar um amigão ou o mini – também conhecido como Lulu da Pomerânia – então não pare de ler esse artigo onde vamos te contar 6 coisas que você precisa saber sobre o Spitz Alemão.
1- Origem e popularização

Embora a Alemanha seja o local mais provável como o próprio nome diz, a verdade é que não há comprovação da origem exata do Spitz Alemão. Supõe-se que ele é descendente dos puxadores de trenós que eram maiores e brancos, mas não se sabe ao certo quando começaram a ser gerado no tamanho pequeno do nosso famoso Lulu. A popularização se deu quando a rainha Vitória trouxe um Lulu da Pomerânia da Itália. E aí, sabe como é, não mesmo? Se a rainha tem, também queremos!
2- Temperamento

Essa bolinha de pelos é muito inteligente e curiosa, é bastante recomendado que os donos utilizem brinquedos e pratiquem atividades que estimulem sua inteligência para que não fiquem entediados. São dóceis com seus donos, a raça pode ser um tanto arisca com estranho, recomenda-se que a socialização com pessoas e animais diferentes do convívio diário desde cedo para acostumá-lo a isso. Por serem apegados em alguns casos podem até desenvolver ciúmes e possessividade por coisas e pessoas, por isso também a importância da socialização.
3- Spitz Alemão e Lulu da Pomerânia são o mesmo cachorro?

Apesar de serem tratados como sinônimos há diferenças. O Lulu da Pomerânia é o referido Spitz Alemão Anão. Portanto, cuidado com a descrição quando for adotar. Você pode acabar levando um filhote que terá um porte gigante para casa ao invés de um Lulu de no máximo 3,5kg.
4- Expectativa de vida

Se você quer um companheiro por vários anos ficará feliz em saber que o Spitz Alemão pode viver até 18 anos a depender dos cuidados do dono, genética e claro, possíveis problemas de saúde.
5- Cuidados específicos

Recomenda-se escovar o pelo do Lulu pelo menos duas vezes na semana, além de realizar esporadicamente a tosa higiênica, sobretudo nas regiões íntimas. A saber, esses cães são bastante vocalizadores, então desde pequenos é importante educá-los para não latirem por qualquer coisa, pois isso pode estressar os vizinhos ou a própria família. Em alguns casos pode ser interessante adestrá-lo com um profissional.
6- Problemas de saúde comuns

Cerca de 40% dos cães dessa raça sofrem com o deslocamento de patela, em alguns casos ela pode voltar para o lugar naturalmente, outros somente são resolvidos com procedimento cirúrgico. Importante destacar que tal condição causa bastante dor ao cão que começa a mancar e tem dificuldades em pular. Degeneração da retina é outro problema de saúde comum que é passado geneticamente e pode causar cegueira total, é aconselhável castrar os animais com esse gene para que tal enfermidade não se perpetue. Por fim, temos a persistência do ducto arterioso, um problema de circulação que se não tratado pode vir a se tornar insuficiência cardíaca. Então lembre-se sempre: Qualquer sinal de problema leve seu pet ao veterinário!
E então? Já conhecia essas curiosidades sobre o Spitz Alemão?
Por fim, leia também: Cachorro mais caro do mundo: qual é?