Há inúmeras consequências da falta de sexo para o organismo e todas estão relacionadas, de alguma forma, à saúde física e mental. Por isso é que falar sobre sexo é falar, antes de tudo, sobre saúde. Portanto, se você anda muito irritado, estressado ou mesmo se sentindo feio, não atraente, etc…. saiba que esses sentimentos podem estar relacionados à falta de sexo em sua vida. Pois é, você pode mentir para si, mas nunca para o seu corpo, pois ele é o primeiro a reagir!
Para te ajudar a identificar os problemas da baixa atividade sexual, selecionamos 5 consequências da falta de sexo para o nosso organismo! Venha conferir!
1. Aumenta o estresse
Assim como o orgasmo, o sexo, de forma geral, alivia as tensões obtidas diariamente. Com isso, os músculos relaxam, relaxando, consequentemente, todo o corpo. Isso porque o sexo promove a liberação de hormônios relacionados ao prazer ao tempo em que reduz os níveis cortisol, o hormônio do estresse. Por isso, a consequência imediata da falta de sexo em nosso organismo é o estresse.
2. Baixa imunidade
A atividade sexual eleva os níveis de um dos anticorpos mais importantes para o nosso organismo: a imunoglobulina. Este anticorpo é responsável pelo combate a gripes e resfriados. Por isso, com a falta de sexo, tendemos a ficar mais expostos à queda de imunidade.
3. Afeta o sono
Esta consequência é até fácil de presumir. Basta, para isso, se lembrar do seu pós-sexo! Afinal, é universal a sensação de relaxamento após a atividade sexual, não é mesmo? Exatamente por isso é que a falta de sexo pode afetar negativamente o seu sono, pois sem este relaxamento e calmaria decorrentes da prática sexual, o seu sono fica mais vulnerável às tensões da sua mente e do seu corpo.
4. Diminui a libido
Sabe aquela ideia de que, se você tem uma coisa e não usa essa coisa vai perdendo a funcionalidade? Pois, então, essa ideia explica bem como o nosso corpo se comporta em relação à presença ou a falta de estímulos: quanto mais se faz, mais apto está para fazer. Este é o princípio. E com o sexo não é diferente! Por isso, quanto mais se mantém o corpo em dia com a atividade sexual, mais ele responde á excitação.
5. Abaixa a autoestima
Sexo é sobre prazer do corpo, mas também é sobre prazer da mente! Fazer sexo saudável regularmente faz com que você se sinta mais desejada, mais bonita e até mais disposta a cuidar de si! Por isso, já sabe: não negligencie o sexo se quiser estar em dia com a sua autoestima, pois a falta dele gera consequências diretas no seu bem-estar.
6. Influencia na depressão
A atividade sexual, assim como a atividade física, é responsável pela liberação dos hormônios da felicidade, como Dopamina e Serotonina. Por isso, a falta de sexo pode influenciar negativamente na depressão, principalmente quando associada à falta de outras atividades que influenciam diretamente na sensação de bem-estar.
Portanto, pratique atividades, sejam físicas ou puramente sexuais. Afinal, é uma questão de saúde!