Um erro desses pode fazer você sair da empresa sem absolutamente nada. Fique atento e conheça 7 motivos para ser demitido por justa causa.
A saber, ser demitido por justa causa consiste em: Situações em que o funcionário prejudica a empresa seja dentro ou fora do ambiente de trabalho. O empregador conseguindo comprovar tal comportamento pode demitir o funcionário sem pagamento de qualquer direito trabalhista. Quer saber o que pode levar a isso? Então conheça aqui 7 motivos.
1- Funcionário e concorrente

Vamos supor que você trabalhe para um consultório como médico, mas também atende por conta alguns paciente. Uma vez que, dentro do ambiente de trabalho, você induza um cliente da empresa a se tornar seu, isso consiste em motivo para justa causa. Você pode fazer a propaganda que quiser fora da empresa e do horário de trabalho, mas dentro dela não pode agir como concorrente.
2- Condenado criminalmente

Enquanto estiver correndo o processo penal, seja qual for, a empresa não pode demiti-lo por justa causa, pois pela justiça se é inocente até que se prove o contrário. No entanto, uma vez condenado, a empresa pode romper o vínculo imediatamente.
3- Embriaguez frequente em serviço

Porém, nesse caso não é tão simples assim. O empregador deve comprovar a embriaguez do funcionário e o motivo que o levaram a isso. Por exemplo, se por acaso houver dependência de álcool comprovada a empresa deve auxiliar o funcionário e não demiti-lo.
4- Violação de segredos da empresa

Somente se constatada má fé. Ou seja, se você compartilhou algo com sua esposa ou marido, não é o caso. Estamos falando de revelar algo de suma importância para um concorrente. Isso prejudica a empresa e por fim, pode acabar em justa causa.
5- Abandonar o emprego

Caso você simplesmente desapareça por 30 dias sem nenhuma justificativa é considerado abandono de emprego. A empresa envia pelo correio com AR (aviso de recebimento) um aviso de rescisão de contrato, para então desligar por justa causa. Deve ter ainda registro de ponto para comprovar o abandono.
6- Agressão física

Tal qual os demais motivos precisa haver provas e nem toda agressão leva a justa causa. Por exemplo, se caso o funcionário aja em legítima defesa. Nessas circunstâncias, se provado, não pode haver justa causa.
7- Indisciplina ou insubordinação

Não estamos dizendo que você precisa dizer amém para tudo que seu chefe pedir. Caso ele solicite algo que seja imoral, proibido por lei ou que não conste no contrato de trabalho você pode e até deve negar tal pedido. Do contrário, se frequentemente ordens e regulamentos são desobedecidos é caso para justa causa.
Você sabia desses 7 motivos para ser demitido por justa causa? Todo cuidado é pouco, você pode estar se arriscando sem ter intenção. Conhece algum caso assim? Conta pra gente!
Leia também: Dicas para o sucesso profissional