Elas são assustadoramente letais, mesmo com o avanço da medicina. Veja aqui as 10 doenças que mais matam no mundo.
Mesmo com o avanço da ciência, nem sempre podemos ir contra a natureza e algumas doenças são bastante assustadores com um índice grande de mortalidade. Tem palpites de quais estamos falando? Essas são as 10 doenças que mais matam no mundo.
1- Doenças cardíacas

O coração é o órgão que bombeia sangue para todo o corpo, logo qualquer enfermidade nesse órgão pode ter consequências extremas e se não tratada corretamente levar a morte. São as doenças cardíacas mais comuns: arteriosclerose, angina, arritmia, infarto, insuficiência cardíaca, cardiomiopatia, endocardite e outras.
2- Acidente vascular cerebral

Logo após as doenças cardíacas temos o AVC também conhecido como derrame cerebral. Assustadoramente comum, essa é enfermidade atinge cerca de 150mil pessoas só no Brasil. Pode ser isquêmico, quando há entupimento de uma ou mais veias do cérebro, ou hemorrágico, quando há rompimento de um vaso sanguíneo causando extravasamento de sangue na região cerebral.
3- Doença pulmonar obstrutiva crônica

Atinge mais de 2 milhões de pessoas só no Brasil, a DPOC é um grupo de doenças que causam a obstrução pulmonar e dificultam a respiração. As mais comuns delas são a bronquite e o enfisema pulmonar. O tratamento geralmente é feito através de broncodilatadores, mas é extremamente necessário diagnóstico e cuidados médicos.
4- Infecções respiratórias inferiores

Essas afetam diretamente nossas vias aéreas e pulmões. Podemos citar como as mais comuns: Infecções torácica, bronquite aguda, pneumonia e gripe. Parecem doenças simples e facilmente tratáveis, mas não se enganem. Elas estão no top 4 das doenças que mais matam no mundo.
5- Condições neonatais

Infelizmente alguns bebês nascem com condições incompatíveis com a vida e acabam por falecer pouco tempo depois. Dentre essas condições podemos citar: asfixia, trauma no parto, sepse neonatal, infecções, complicações inerentes da prematuridade, quando o bebê não está totalmente formado.
6- Enfermidades de traqueia, brônquios e doença do pulmão

Já deu para perceber que com o sistema respiratório não se brinca, certo? Afinal, é este sistema que garante que nosso corpo receba a quantidade necessária de oxigênio para funcionar corretamente. Ocupando o 6º lugar no ranking da OMS estão as enfermidades de traqueia, brônquios e doença do pulmão. Dentre elas podemos citar o câncer de traqueia, neurofibromatose traqueal, bronquiolite, bronquiectasia e outras.
7- Alzheimer e outras formas de demência

Tratam-se de doenças progressivas que destroem a memória e outras funções mentais essenciais. Mais comuns em pessoas idosas, são fruto da degeneração das conexões cerebrais entre neurônios, afetando funções cerebrais básicas como a memória. Em seu estado avançado pode afetar reflexões naturais essenciais para sobrevivência como tossir, respirar e engolir, podendo levar a morte.
8- Diarreia

Se você vive em um local com saneamento básico provavelmente vai estranhar o fato de alguém ainda morrer de diarreia, no entanto, segundo a OMS 2,4 bilhões de pessoas no mundo vivem sem condições mínimas de tratamento de água e coleta de esgoto. Logicamente, doenças causadas por parasitas, vírus ou bactérias não são a única causa de diarreia, esta também pode ser causada por intolerância alimentar, desordens de origem intestinal e reação a remédios. Se não tratada e persistente pode levar a casos de desequilíbrio de eletrólitos (minerais), desidratação e até a morte.
9- Diabetes

Doença causada pela má absorção ou deficiência de produção de insulina o que afeta o metabolismo e aproveitamento de açúcares ingeridos que são utilizados como energia para o nosso corpo. Se não tratada com medicação e mudanças alimentares e no estilo de vida a diabetes pode causar complicações graves como necessidade de amputar extremidades como os pés e até a morte. Geralmente os diabéticos não morrem de descompensação da doença em si, mas de outras patologias que essa foi responsável por desencadear como doenças isquêmicas do coração, câncer, ou doenças crônicas no fígado e rins.
10- Doenças renais

O rim também é um órgão vital para o nosso corpo, sendo responsável por filtrar o sangue eliminando substâncias nocivas no organismo. Sendo assim, qualquer deficiência metabólica nos rins pode levar à doenças graves como Insuficiência renal, doença renal crônica e nefropatia, que podem levam a morte.
E então? Tinha ideia que essas eram as doenças que mais matam no mundo? Deixa aqui nos comentários.
Por fim, leia também: Peste negra: números e curiosidades que você não sabia!