As 5 maiores celebridades negras da atualidade

-

Conhecer as maiores celebridades negras da atualidade é importante, tanto sob o ponto de vista da luta antirracista, quanto sob o ponto de vista de entender em que momento a humanidade está. Isso porque, como você irá perceber abaixo, as personalidades negras do mundo atual são pessoas que fazem (ou fizeram) questão de se posicionar politicamente, ante a demanda urgente da denúncia e do combate ao racismo.

Esportistas, escritoras e escritores, figuras políticas, atrizes… apesar do racismo institucional, parece que as personalidades negras que conseguiram um lugar de destaque, na sociedade, fazem (ou fizeram) questão de assumir a luta de uma coletividade.

Neste artigo, você irá conhecer as 5 maiores celebridades negras da atualidade. Cada uma em seu nicho. Confira!

5 maiores celebridades negras da atualidade

1 – Angela Davis (Escritora)

maiores celebridades negras da atualidade

Toda pessoa que deseja entender a relação entre classe e raça, no Brasil, com toda certeza já viu, pelo menos, a capa do livro “Mulheres, raça e classe”. Afinal, trata-se de uma verdadeira “bíblia” da dita literatura negra, escrita pela grande Angela Davis.

Angela Davis é uma filósofa e professora da Universidade da Califórnia. A escritora, além de autora de inúmeros livros, ficou conhecida mundialmente por sua prisao, na década de 70, nos Estados Unidos, em razão do envolvimento com o grupo antirracista Panteras Negras.

Atualmente, Angela Davis demarca a história como uma pensadora que levanta, em seus escritos, as contradições do sistema capitalista e sua relação com a raça. No quesito literatura, Angela Davis é, sem dúvidas, uma das maiores celebridades negras da atualidade.

2 – Lewis Hamilton (Piloto de F1)

maiores celebridades negras da atualidade

No esporte, uma das maiores personalidades da atualidade é, sem dúvida, o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton. O heptacampeão mundial passou a ser, de fato, um símbolo da luta antirracista depois do assassinato de George Floyd, nos EUA. Hamilton participou das manifestações do Black Lives Matter e, desde então, tem feito questão de se posicionar, politicamente, nesse sentido, a cada corrida.

Além disso, Hamilton é um fã do Brasil, sabia? É conhecido, inclusive, como o britânico mais brasileiro do Planeta! Além da luta antirracista e do amor ao Brasil, Lewis Hamilton ainda mostrou mais militância: durante do prêmio do Catar, o inglês correu com o capacete Pride Progress Flag, em homenagem à luta pelos direitos LGBTQIA+.

3 – Viola Davis (Atriz)

Esta daqui não tem como você não conhecer. Viola Davis é uma das maiores celebridades negras da atualidade, no quesito artes cênicas. A atriz é protagonista de alguns dos maiores filmes e séries já produzidos. Veja se conhece alguns deles: A mulher Rei (2022) Histórias Cruzadas (2011); A voz suprema do Blues (2020); How to get away with a murderer (2014).

No Festival de Cannes, agora em 2022, a atriz ganhou o troféu Women in Motion em reconhecimento à sua luta antirracista e feminista. Aos 56 anos, a atriz americana possui grandes premiações, como Oscar, Emmy, Tony Awards, além de ser, pela Revita Time, uma das 100 personalidades mais influentes do mundo em 2012 e 2017.

4 – Marielle Franco (Política)

maiores celebridades negras da atualidade

Esta aqui também não há como não conhecer. Afinal, Marielle Franco – mesmo depois do trágico fim de sua vida – segue sendo um dos maiores símbolos da luta antirracista, feminista e LGBTQIA+, do mundo. Marielle era vereadora pela cidade do Rio de Janeiro, socióloga e favelada, formou-se pela PUC do Rio.

Em março de 2018, Marielle Franco foi alvo de 13 tiros que atingiram o seu carro e também o seu motorista Anderson. A mídia internacional repercutiu não apenas o seu assassinato, mas também a falta de solução para o caso, pelas autoridades brasileiras.

Apesar da abreviação da sua vida física, Marielle é uma das maiores celebridades negras da atualidade. Isso porque suas ideias permanecem guiando todo um projeto de emancipação popular e reoxigenando as bases das periferias brasileiras nesta luta.

5 – Emicida (Compositor e Cantor)

Chegamos, enfim, à última das personalidades negras mais importantes e emblemáticas da atualidade. Nesta lista, não poderia faltar Leandro, o rapper paulista que é um dos maiores nomes da música brasileira atual. Emicida fala sobre a luta antirracista de uma forma diferente. Não há, em suas canções e em suas falas, o velho tom de “entreguismo”, típico de quem tem pressa em anunciar a derrota.

Ao contrário, Emicida faz questão de nos lembrar todos os motivos pelos quais merecemos estar vivos e devemos ser ativos na luta antirracista. Tudo isso com muita poesia, sensibilidade, espiritualidade e fé. Quer saber no que deu essa mistura? Ouça o álbum Amarelo.

Neste álbum, Emicida reúne inúmeras personalidades icônicas do nosso país, desde pastor evangélico a maravilhosa Pablo Vittar. O resultado é emocionante e inspirador. Quer uma dica de por onde começar? Comece por aqui.

O que a achou da nossa seleção de maiores celebridades negras da atualidade? Tem alguma indicação? Então, deixe seu comentário!

Veja também: As 10 personalidades mais buscadas na internet em 2021.

Posts relacionados

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga-nos

410SeguidoresSeguir
Publicidade

Mais posts