As pistas mais curtas de aeroportos do Brasil não passam de 2km de comprimento! Dá pra imaginar isso? Pois é! E algumas delas ainda acabam no mar, acredita? É emoção na chegada e saída! As pessoas que têm medo de voar, sinceramente, não devem nem ler este artigo pois ele, de fato, assusta um pouco os desavisados. Principalmente, porque não entendemos quase nada de avião, né?A gente só confia na física e vai! E talvez seja melhor até continuar na ignorância, viu?
Bom, brincadeiras à parte, se você tem curiosidade para saber quais as pistas mais curtas de aeroportos do Brasil, confira agora o top 5 e fique chocado!
As 5 pistas mais curtas de aeroportos brasileiros
1. Aeroporto de Santos Dumont – Rio de Janeiro

É lindo? É lindo! Mas, vou te dizer, que sensação… A pista do Aeroporto carioca, que fica na Baía da Guanabara, é uma das pistas mais curtas de aeroportos do Brasil. Isso porque ela conta com uma pista principal de 1.300 metros de comprimento e uma pista auxiliar com 1.250 metros. E o resto é mar, tá? Mate sua curiosidade…
2. Aeroporto de Ilhéus – Bahia

Ilhéus é um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia, com suas praias exuberantes e toda sua cultura e tradição histórica. Para chegar a Ilhéus de avião, entretanto, você terá de passar por uma pequena provaçãozinha… Isso porque o aeroporto de Ilhéus tem uma das pistas mais curtas de aeroportos do Brasil, com 1.500 metros de comprimento. E o resto também é mar…
3. Aeroporto de Navegantes – Santa Catarina

O aeroporto de Navegantes é um dos mais movimentados do Brasil, principalmente, por ser a principal via de acesso à Dubai brasileira: Balneário Camboriú. A pista desse aeroporto catarinense está entre as pistas mais curtas de aeroportos do Brasil. Isso porque o comprimento da pista deste aeroporto é de 1.700 metros!
4. Aeroporto de Fernando de Noronha – Pernambuco

Um dos principais cartões postais brasileiros e destino certo dos famosos tem uma das pistas mais curtas de aeroportos do Brasil! A pista do Aeroporto de Fernando de Noronha tem apenas 1.800 metros… ou seja, menos de 2km para o avião parar!
5. Aeroporto de Congonhas – São Paulo

Quem chega a São Paulo por Congonhas já chega sentindo a pressão da capital paulista. Isso porque o aeroporto de Congonhas fica no meio da cidade, de modo que você chega já vendo de cima a dimensão da selva de pedras! Neste ano, inclusive, faz 15 anos do maior acidente da aviação brasileira, que foi em Congonhas.
Basicamente, o Airbus não conseguiu parar e acabou atravessando a avenida Washington Luís e se chocando com o prédio da TAM Express. Claro que, naquela ocasião, as condições climáticas eram adversas e a pista do aeroporto sofria com falta de adequação, coisa que hoje não existe mais. Quer saber mais sobre o acidente? Clique aqui!
A pista principal de Congonhas tem 1.900 metros de comprimento e a auxiliar tem 1.400!