Os benefícios da atividade física se estendem do corpo à mente, e vice-versa. Isso porque um corpo são gera uma mente sã, um corpo adoecido gera uma mente adoecida. São fatos cuja constatação é simples. Por exemplo: quando gripamos, ficamos indispostos e enfastiados, o que tem repercussão direta sobre a nossa produtividade no trabalho e nos estudos. Inversamente, quando estamos com algum problema que nos gere tensões emocionais, a mente tende a centralizar o consumo de energia, de modo que não conseguimos sequer pensar em nada além do nosso problema.
Portanto, trata-se de um sistema integrado de funcionalidades. Por isso é que pouco importa o gatilho que te faz começar, seja o corpo ou a mente. Importa, apenas, começar. Pois, a nossa saúde é um patrimônio do qual irão usufruir também as pessoas que amamos. Afinal, ninguém quer se ver, no futuro, inválido e dependente dos outros para realizar atividades simples, não é mesmo?
A boa notícia é que, para evitar um corpo adoecido, você pode começar agora. Por isso, reunimos aqui alguns benefícios da atividade física que irão fazer você sentir prazer pela vida! Venha conferir!
1. Aumenta a disposição

Você já experimentou acordar cedinho e ir fazer uma caminhada ou corrida? Se sim, o seu dia, certamente foi muito mais produtivo, não foi? Isso acontece porque os chamados “hormônios do prazer”, como endorfina e serotonina, são liberados durante o exercícios das atividades físicas, repercutindo em todo o seu dia. Por isso é que se indica a realização de cárdio pela manhã, pois, ao acordar cedo e oferecer ao seu corpo doses de prazer, reduz-se o estresse e a sensação de cansaço pelo resto do dia. É sobre o aumento de sua qualidade de vida!
2. Ajuda a combater ansiedade e depressão

A ansiedade e a depressão são problemas sérios e de repercussão social mais atual que nunca. Evidentemente, o tratamento indicado passa pelo acompanhamento de profissionais de saúde. Mas, em todo caso, muito se recomenda a prática de atividades físicas, pois uma das reações que o corpo tem à ansiedade e depressão é, justamente, a paralisação. Não se tem vontade de fazer nada, razão pela qual muitas pessoas se isolam e, literalmente, vivem em seus quartos trancadas.
Nesse contexto, a atividade física é capaz de oferecer a essas pessoas não somente a disposição que lhes falta para o básico, mas, fundamentalmente, a vontade de viver. Principalmente, se a atividade praticada ganhar uma conotação de esporte, envolvendo evoluções, objetivos e, principalmente, coletividade. Afinal, sabemos que esporte salva!
3. Combate o excesso de peso

O excesso de peso é um problema muito comum, sobretudo quando se fala em pessoas que têm uma rotina bastante ocupada. Tende-se a comer de forma rápida e prática, valorizando tão somente o sabor, em detrimento da qualidade do alimento ingerido. Isso produz, evidentemente, o acúmulo de gordura, a consolidação de uma nutrição desregulada e a indisposição para atividades físicas, pois os alimentos, em nosso corpo, têm uma repercussão funcional. Não à toa, depois de batermos aquela pratada no almoço, sentimos sono…
Mas qual a melhor forma de, pelo menos, equilibrar a balança? Realizando atividades físicas! Isso porque, as atividades aceleram o nosso metabolismo, queimando mais calorias e gorduras. Além disso, realizar uma atividade física de alta intensidade, principalmente no período da manhã, tem o potencial de nos “constranger” a não sair por aí comendo besteira. Afinal, valorizamos os nossos esforços!
4. Fortalecimento ósseo e muscular

Um problema muito comum na terceira idade, mas também entre jovens. Praticar atividades físicas possibilita o aumento da resistência do nosso corpo, bem como da densidade dos nossos ossos e músculos. A importância disso é enorme, pois, muitas pessoas permitiram que seus corpos chegassem a um estado tal de fragilidade que hoje não conseguem realizar atividades simples, como subir degraus, por exemplo.
Com a prática de atividades físicas, a resistência do corpo e o aumento de sua força, enquanto fortalecedores, oferecem segurança, conforto, independência e autoestima. Afinal, ninguém quer nem se imaginar dependendo dos outros, não é mesmo?
5. Sensação de bem-estar

Esta sensação de bem-estar é resultado da reunião de todos os benefícios anteriores. Isso porque viver de forma disposta, com a ansiedade controlada e com a autoestima em dia é o combo da felicidade! Afinal, um dos maiores prazeres da vida é, simplesmente, sentir-se bem. Sentir-se bem consigo, com seu corpo, com suas escolhas, com seus hábitos. Tendo isso sob o mínimo controle, o restante é seguir o fluxo!