A blefaroplastia ganhou fama como mais um procedimento estético, mas já existia como um recurso cirúrgico para correção de pálpebras. Trata-se de um recurso cuja finalidade de saúde era a de apenas melhorar a qualidade de visão dos pacientes.
Entretanto, atualmente, com a vaidade e o consumismo andando lado a lado, a blefaroplastia passou a ser uma cirurgia plástica de retirada do excesso de pele na região acima e abaixo das pálpebras, o que pode tanto prejudicar a visão quanto envelhecer o rosto.
Por isso, o resultado estético é a revitalização do semblante, diminuindo o aspecto de cansaço no rosto dos pacientes. Esta cirurgia ainda é capaz de retirar as bolsas de gordura na região, o que deve ser feito de forma muito criteriosa, a fim de se evitar dificultar a dinâmica de fechamento das pálpebras.
Tipos de Blefaroplastia
1. Superior
Este tipo é um procedimento realizado na pálpebra superior. Por meio dele, retira-se o excesso de pele, bem como de gordura, nesta região. Veja como são feitas as marcações na região:

2. Inferior
O procedimento é o mesmo seguido acima, só que é feito na pálpebra inferior. Logo, nesta região, os excessos de pele e de bolsas de gordura são retirados. Ele é indicado para aquelas pessoas que possuem olheiras bem expressivas abaixo dos olhos, sabe? Veja onde é feita a marcação:

Tipos de procedimento
1. Laser
A ténica mais usada na blefaroplastia é esta. Por meio dela, o bisturi é trocado peo laser. Com isso, ao tempo que se corta a pele, cauteriza também. Por isso, esta técnica permite uma recuperação bastante rápida.
2. Jato Plasma
Este método é, relativamente, novo e consiste no procedimento sem corte. Apesar da forte procura dos pacientes, há relatos de que esta técnica não resolve, ao longo prazo, os problemas de flacidez e excesso de pele, na região.
Blefaroplastia em famosos: veja antes e depois
1 – Luiza Brunet

2 – Letícia Spiller

3 – Laís Caldas

Quanto custa uma Blefaroplastia?
Isso irá depender muito de cada caso. Afinal, alguns podem exigir mais e outros menos; alguns podem ser feitos utilizando a técnica do laser, já outros podem ser com o jato plasma.
Apesar de os preços serem específicos para cada caso, há uma média de R$ 8.500,00 reais para o procedimento. Este valor é considerado até “barato” no mundo das cirurgias. Afinal, procedimentos como abdominoplastia, rinoplastia, mamoplastia, etc… são muito mais de 10.000,00 reais.
Qual o profissional é habilitado para realizar a Blefaroplastia?
Este procedimento cirúrgio pode ser feito por um oftalmologista com especialidade em cirurgia. Além disso, o médico dermatologista, também com especialidade em cirurgia, é um profissional com capacidade para realizar a blefaroplastia.
Além disso, ambos estão aptos a identificar os problemas que levam à procura do procedimento estético, como excesso de pele, bolsas de gordura, assimetria, etc.