Você sabe qual é a cobra mais venenosa do mundo? De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), os humanos sofrem 5,4 milhões de picadas de cobra a cada ano. Entre 80.000 e 140.000 pessoas morrem todos os anos por acidentes de picada de cobra, especialmente na África e na Ásia. Confira aqui as 10 cobras mais venenosas do mundo.
1. Taipan-do-interior

Em primeiro lugar, temos a Taipan, cobra da família Elapidae que vive na costa e no sertão australiano. A Taipan-do-interior é a cobra mais venenosa do mundo. Ela possui um veneno hemotóxico poderoso e complexo (fazendo o sangue se liquefazer, destruindo células sanguíneas e causando sangramento interno).
2. Cobra Marrom

Assim como Taipan, a Cobra Marrom é originária da Austrália. A cobra marrom tem o segundo veneno mais forte de todas as cobras terrestres, depois do Taipan-do-interior. Sua picada é letal, fazendo com que a vítima morra em poucas horas. Uma gota de seu veneno é suficiente para matar uma pessoa, então não deixe seu nome inofensivo enganar você.
3. Cascavel

Encontrada no México, Argentina e até mesmo no Brasil, a Cascavel é a única cobra das Américas nesta lista. Surpreendentemente, os filhotes são mais perigosos do que os adultos devido à sua incapacidade de controlar a quantidade de veneno injetado. A maioria das espécies de cascavel tem venenos hemotóxicos que danificam tecidos, órgãos e causam distúrbios de coagulação do sangue.
4. Cobra-da-Morte

A Cobra-da-Morte parece muito com uma víbora porque tem uma cabeça triangular e um corpo pequeno e plano. Normalmente, ela injeta cerca de 40 a 100 miligramas de veneno na vítima. O veneno é uma neurotoxina que causa paralisia que pode levar à morte por insuficiência respiratória em 6 horas.
5. Víbora

As víboras são rápidas, noturnas e muito ativas após a chuva, sendo uma das cobras mais venenosas do mundo. O veneno da maioria das espécies causa dor no local da picada seguida de inchaço imediato do membro afetado. O sangramento é um sintoma comum, principalmente nas gengivas.
6. Krait Malasiana

Com uma coloração preto-azulados e com listras brancas no corpo, a Krait vive em todo o Sudeste Asiático e na Indonésia. Mesmo com soro antiofídico, 50% das picadas dessa cobra são fatais. Antes do antídoto, sua letalidade era de 85%. Ela também caça outras cobras e até canibaliza cobras da mesma espécie. Elas são noturnas e mais agressivas no escuro.
7. Naja

As Najas podem ser encontradas na África, Sudoeste e Sudeste Asiático e no Sul da Ásia. Elas são frequentemente usadas por encantadores de serpentes na Índia. No entanto, elas só seguem os movimentos da flauta, já que as cobras não têm audição.
8. Mamba Negra

A mamba negra é encontrada em muitas partes do continente africano. É famosa por seus ataques precisos, agressivos e mortais. É a cobra terrestre mais rápida do mundo, atingindo velocidades de até 20 km/h. Pode atacar 12 vezes seguidas. Uma única mordida pode matar de 10 a 25 adultos.
9. Serpente do Mar

Também conhecida como Cobra Marinha de Nariz de Gancho, ou Cobra Marinha, podemos encontrar essa espécie em todo o litoral do Oceano Índico, em Madagascar e Austrália. Embora tenha evoluído de um ancestral terrestre, ela se adaptou a uma vida totalmente aquática e não pode se mover em terra. É extremamente agressiva e, quando provocada, ataca, sendo responsável por nove em cada dez mortes por picadas de cobras no mar.
10. Serpente-Tigre

Por fim, temos as cobras-tigre encontradas na Austrália. Esta cobra tem um veneno neurotóxico muito forte. As vítimas podem morrer dentro de 30 minutos após serem mordidas, mas geralmente leva de 6 a 24 horas para morrer. Antes de um antídoto ser desenvolvido, a taxa de mortalidade das vítimas mordidas por cobras-tigre era de 60-70%.
Enfim, veja também: As 10 maiores bilheterias do cinema brasileiro