5 coisas que você precisa saber sobre o 5G

-

Você já ouviu falar no 5G? Sabe o que é essa nova tecnologia? Por se tratar de um assunto que está sendo cada vez mais discutido ao redor do mundo,  resolvemos fazer esse post com todas as informações para te ajudar a entender melhor o assunto. Se você ficou curioso, confira as 5 coisas que você precisa saber sobre o 5G. 

Mas afinal, o que é 5G?

É uma rede móvel sem fio de quinta geração. Como todas as novas tecnologias envolvendo redes móveis, promete velocidades mais rápidas que a geração anterior. Você provavelmente deve se lembrar do antigo e lento 2G, não é mesmo?

Como eu faço para ter acesso?

Antes de tudo, você deve ter um dispositivo compatível com a nova rede. A tendência é que novas versões do mercado de smartphones e tablets também estejam se adaptando. Em breve, a maioria dos dispositivos será compatível. Nesse link, você pode ver todos os celulares compatíveis com o 5G e seus respectivos preços. 

Como isso funciona?

Assim como o 4G LTE, o 5G também é baseado em OFDM (Multiplexação Ortogonal por Divisão de Frequência) ou Multiplexação Ortogonal por Divisão de Frequência e opera na mesma rede que a geração anterior operava. No entanto, a interface aérea 5G NR (New Radio) aprimora ainda mais o OFDM para fornecer um maior grau de flexibilidade e escalabilidade.

Comparado ao 4G LTE, o 5G não apenas fornecerá serviços de banda larga móvel melhores e mais rápidos, mas também se expandirá para novas áreas de serviço, como operar remotamente máquinas para resgatar pessoas em situações perigosas e até comandar robôs durante cirurgias médicas em outros países.

Diferença entre 4G e 5G

A principal promessa é aumentar a velocidade de transmissão e recepção de dados e reduzir a latência em relação à geração anterior.

Com o 4G, por exemplo, quando você pesquisa no smartphone, costuma demorar um pouco para os resultados aparecerem na tela. Já o 5G promete reduzir a latência de resposta na fração de segundo que você leva para piscar.

No YouTube, por exemplo,  você poderá assistir a vídeos imediatamente sem esperar pelo buffer. E é tudo em HD.

Já para jogos, você poderá baixar jogos grandes como PUBG MOBILE que requer cerca de 2,5 GB de dados para baixar, o que será feito muito mais rápido que o 4G.

Para filmes e séries, por exemplo, se você baixar um episódio de 48 minutos de Stranger Things da Netflix, levaria cerca de 4 segundos. Baixado pelo Wi-Fi doméstico em menos de 40 segundos

O 5G está sendo usado para: 

Aumentar a banda larga móvel

Novas experiências imersivas, como realidade virtual e realidade aumentada, têm taxas de dados mais rápidas e uniformes, menor latência e menor custo por bit.

Comunicação de casos importantes

Poderia fornecer serviços de grande importância, como acesso remoto a situações críticas, carros autônomos e procedimentos médicos dependentes de máquinas.

Internet das Coisas (IoT)

O 5G ajudará a manter os dispositivos conectados e facilitará a troca de dados entre objetos conectados à internet.

Infelizmente, essa alta tecnologia ainda não está disponível para todas as cidades do Brasil, entretanto, ela promete chegar em breve. Esses são os países que já aderiram 100% o 5G:

Austrália;

Áustria;

Bélgica;

Bahrain;

Canadá;

China;

República Tcheca;

Finlândia;

Alemanha;

Hong Kong;

Hungria;

Irlanda;

Itália;

Japão;

Kuwait;

Maldivas;

Mônaco;

Países Baixos;

Nova Zelândia;

Noruega;

Oman;

Filipinas;

Polônia;

Porto Rico;

Qatar;

Romênia;

Arábia Saudita;

África do Sul;

Coreia do Sul;

Espanha;

Suécia;

Suíça;

Tailândia

Trinidad e Tobago;

Emirados Árabes Unidos;

Reino Unido;

Estados Unidos da América;

Ilhas Virgens Americanas;

Por fim, leia também: 7 motivos para você registrar o seu domínio na internet

Posts relacionados

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga-nos

410SeguidoresSeguir
Publicidade

Mais posts