Cólica na gravidez: 4 causas desse sintoma

-

A cólica na gravidez é um dos desconfortos para os quais a mulher tem de estar atenta durante a gestação. Isso porque, apesar de ser comum, sobretudo no início da gestação, a cólica na gravidez pode ser indicativo de situações críticas. Principalmente, se forem cólicas fortes.

As cólicas fortes podem indicar problemas como a gravidez ectópica, deslocamento ovular, aborto espontâneo e até mesmo prisão de ventre. Por isso, é sempre importante que a gestante procure pelo profissional obstetra quando sentir cólica na gravidez.

A fim de esclarecer um pouco mais sobre assunto, selecionamos 4 causas mais comuns da cólica na gravidez. Venha conferir!

1. Gravidez ectópica

Também conhecida como gravidez tubária, acontece quando há o desenvolvimento do embrião fora do útero. É muito comum, pois, que este desenvolvimento se dê nas tubas uterinas, as chamadas Trompas de Falópio. Com isso, a mulher sente cólica intensa em um só lado da barriga, sendo piorada com movimentos.

A cólica causada pela gravidez ectópica, ou tubária, costuma estar associada a outros sintomas. Sangramento vaginal, náusea, desmaios e até mesmo dor no toque íntimo são alguns exemplos sintomáticos. Por isso, ao ter esses sintomas, procure pelo médico-obstetra o mais brevemente possível. Afinal, é a sua saúde que está em risco!

2. Deslocamento ovular

Tamém conhecido como hematoma subcoriônico, o deslocamento ovular é uma situação comum nos três primeiros meses de gestação. Mas isso não significa que seja normal. Isso porque ele ocorre por causa do acúmulo de sangue entre o útero e a placenta, podendo causar dores na região abdominal e sangramento.

Trata-se de um problema que costuma ser resolvido ao longo do segundo trimestre de gestação, devido à sua absorção pelo organismo do corpo grávido. Mas, sendo grande o hematoma, é preciso procurar o profissional. Isso porque há riscos de parto prematuro e aborto espontâneo. Por isso, ao conhecer desses sintomas, procure o hospital mais próximo.

3. Aborto espontâneo

O aborto espontâneo é um dos maiores medos das mulheres grávidas. Afinal, a interrupção da gravidez dessa forma é traumática e dolorosa. Por isso, atente aos sinais que o corpo grávida dá. A cólica na gravidez que pode levar ao aborto espontâneo é intensa na região baixa da barriga, causa dores na região lombar e na pelve.

Além disso, é muito comum estar associada a sangramentos ou mesmo saída de coágulos. O aborto espontâneo costuma ocorrer no primeiro trimestre de gravidez e pode ter como causas: atividades físicas, medicamentos, consumo excessivo de chás e infecções. Por isso, ao ter esses sintomas e perceber um mal estar generalizado, procure o pronto-socorro mais próximo de você.

4. Prisão de ventre

Mais comum no terceiro trimestre, a prisão de ventre também pode explicar a cólica na gravidez. Isso porque, com a pressão do útero sobre o intestino, ocorre uma diminuição dos movimentos intestinais, o que pode gerar gases e dores ao lado esquerdo da barriga.

Para evitar a cólica na gravidez, causada pela prisão de ventre, você precisa hidratar o seu corpo. E manter um corpo hidratado significa beber bastante água por dia, comer frutas e vegetais e praticar atividades físicas de forma leve. Mas, é claro, para isso, não deixe de realizar a consulta médica. Afinal, cada caso é um caso.

O que achou da nossa seleção de 4 causas de cólica na gravidez? Deixe seu comentário!

Veja também: causas de dores de cabeça na gravidez!

Posts relacionados

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga-nos

410SeguidoresSeguir
Publicidade

Mais posts