Saber como consultar o PIS (Programa de Integração Social) é uma questão urgente para muitos dos mais de 10 milhões de brasileiros e brasileiras que têm valores a receber, mas ainda não sacaram o benefício. Se você for um deles, então fique atento a este passo a passo que te ensinará a como consultar o PIS e sacá-lo com segurança! Confira!
Como consultar o PIS: passo a passo
O procedimento para consultar o PIS é simples e pode ser feito sem precisar ir, pessoalmente, à Caixa Econômica Federal. Para fazê-lo, siga este passo a passo:
1 – Abra o aplicativo do FGTS (clique no link para baixá-lo em segurança – versão para Android)
2 – Clique na mensagem que diz “você possui saque disponível)
3 – Em seguida, toque em “Solicitar o saque do PIS/Pasep”
4 – Confirme o saque
Obs: não se esqueça de verificar e confirmar os seus dados antes da confirmação, ok?
Para sacar o saldo, há custo?
Não! Não há qualquer custo para a transação de saque. Basta que o beneficiário indique a sua conta bancária, na qual irá receber o valor.
É possível sacar o PIS também na CAIXA ou na Lotérica?
Sim! Apesar de ser muito mais prático sacar por meio do aplicativo do FGTS, ainda há quem prefira o jeito tradicional. Portanto, é possível sacar o PIS tanto na Caixa – por meio do autoatendimento – quanto nas unidades da Lotérica. Mas atenção: o limite de saque é de R$ 3 mil reais.

Até quando é possível sacar o benefício do PIS?
O Governo Federal divulgou que o prazo para o saque do benefício é até 29 de dezembro de 2022. Importante lembrar também que o abono liberado neste ano é referente ao ano de 2020. Logo, aqueles beneficiários que não sacaram o benefício de anos anteriores (como 2019, por exemplo) precisarão fazer uma requisição formal de reemissão para o saque. E para isso, o prazo também vai até 29 de dezembro de 2022.
Como solicitar reemissão?
O procedimento de reemissão pode ser feito tanto de forma presencial quanto remota. Para solicitar presencialmente, o beneficiário terá de se dirigir a uma unidade regional do Ministério do Trabalho. Já para fazer a solicitação por e-mail, o endereço é: [email protected]. Mas atenção: no lugar de “uf”, coloque a sigla do Estado na qual você reside. Logo, se você for baiano, por exemplo, o endereço será: [email protected].
Em caso de trabalhador falecido, há como realizar o saque?
Neste caso, o procedimento é um pouquinho mais demorado, mas é perfeitamente possível. Para isso, basta acessar o aplicativo do FGTS do beneficiário e seguir o seguinte passo a passo:
1 – Clique em “Meus saques”
2 – Vá em “Outras situações de saque”
3 – Toque em “PIS/Pasep – Falecimento do Trabalhador”
Obs: Depois disso, o próprio aplicativo irá informar quais documentos você precisará reunir para finalizar o procedimento de saque.
Quem tem direito ao benefício do PIS?
O direito ao abono salarial do Programa de Integração Social – PIS é de todo aquele que trabalhou formalmente, ou seja com carteira assinada – por, pelo menos 30 dias do ano-base, recebendo até dois salários mínimos. O que é ano-base? É o ano no qual o programa se baseia para calcular os valores. Por exemplo, o ano-base para os saques deste ano é 2020.