Cravos e espinhas: 5 causas para o aparecimento

-

O aparecimento de cravos e espinhas tira qualquer um do sério. Esse surgimento pode ocorrer por diversos motivos, por isso, hoje, iremos falar desses fatores e como evitá-los e tratá-los. Confira.  

Espinhas: 10 principais causas do problema e como tratá-las

1. Adolescência

A adolescência chega para todo mundo. Nesse período, entre os 12 e 18 anos, é muito comum o aparecimento de cravos e espinhas. Isso acontece por conta do aumento na produção de hormônios androgênicos pelo nosso organismo. Um bom exemplo desse hormônio é a testosterona, que estimula a produção de oleosidade em nossa pele. Mas, nem mesmo os adultos estão livres das espinhas, já que elas podem aparecer até os 30 anos. Entretanto, existe tratamento para elas. 

Como tratar: antes de tudo, é necessário você consultar um dermatologista para avaliação do seu tipo de pele. Ele te dará a prescrição certa dos medicamentos que você deve tomar, caso seja necessário.    

2. Limpeza incorreta da pele

A limpeza incorreta da pele é outra causa para o aparecimento de cravos e espinhas. Uma pele mal higienizada e suja pode acumular oleosidade, que obstrui os poros,  formando os cravos e desenvolvendo espinhas.

Como tratar: seu rosto deve ser lavado no mínimo duas vezes ao dia, quando você levantar pela manhã e, principalmente, na hora de dormir. Agora, se você tem uma pele muito oleosa, o recomendado é lavar de 3 a 4 vezes ao dia. Além disso, use produtos específicos para o seu tipo de pele. Não se esqueça de fazer uma avaliação com um dermatologista.

3. Maquiagem 

Para evitar o aparecimento de espinhas, o recomendado é retirar a maquiagem assim que possível, pois o acúmulo da make na pele pode causar a obstrução dos poros facilitando a formação dos cravos e espinhas. Para quem utiliza maquiagem de baixa qualidade, o aparecimento das espinhas é ainda mais provável de acontecer.

Como tratar: tente deixar a pele o mais natural possível, sem o uso de maquiagem. Caso não seja possível, use maquiagens específicas para peles oleosas, à base de água. E lembre-se de sempre tirá-la com o uso de demaquilante de boa qualidade e com fórmula específica para o seu tipo de pele.  

4. Produtos gordurosos 

Protetor solar ou creme hidratante que contém muito óleo e gordura, que não são para todos os tipos de pele, podem aumentar a produção de espinhas. Sendo assim, tente evitá-los.

Como tratar: sempre tente escolher produtos específicos para o seu tipo de pele, aqueles chamados de “não-comedogênicos”, pois eles causam menos obstrução dos poros.  

5. Consumo de certos alimentos

Por último, consumir certos alimentos que são inflamatórios para a nossa pele, podem aumentar a produção de cravos e espinha. Alimentos como chocolate, leite, soja, carne em excesso, sorvetes e refrigerantes são alguns alimentos que você deve evitar, para o bem da sua pele.

Como tratar: evite alimentos ricos em carboidratos e gorduras, como os vistos no parágrafo anterior. Procure consumir mais frutas, legumes, verduras e alimentos ricos em Ômega 3, como sardinha, atum, salmão, linhaça e chia. Esses alimentos possuem efeito antioxidante e anti-inflamatório e deixarão a pele do rosto com um aspecto bem mais saudável. E, principalmente, beba bastante água!

Agora você sabe o que fazer quando os cravos e espinhas aparecerem. Gostou? Deixe seu comentário!

Por fim, leia também: Skincare: O que significa?

Posts relacionados

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga-nos

410SeguidoresSeguir
Publicidade

Mais posts