Já passou noites em claro e não sabe o que fazer? Essas dicas podem mudar sua rotina. Então, como fazer meu bebe dormir a noite?
Dormir é uma necessidade básica do ser humano. Um bebê que não dorme durante a noite pode ter dificuldades para se desenvolver, comer mal e apresentar estresse e desconforto durante todo o dia, além de afetar o sono de toda a família. Mas se você parece já ter tentado de tudo e nada funcionou veja aqui a resposta para a pergunta: Como fazer meu bebe dormir a noite?
1- Não acorde o seu bebê

Mas como assim? Eu jamais faria isso! Intencionalmente é certo que não, no entanto, nós adultos muitas vezes temos a mania de antecipar as vontades do bebê. Um bebê com fome ou desconforto vai chorar durante a noite e pedir sua atenção, você não precisa acordá-lo para dar de mamar, trocar a fralda e ajustar sua posição no berço (a menos que essa ofereça algum tipo de risco). Além disso, muitas vezes o bebê entre os ciclos de sono acaba por resmungar por alguns segundos antes de voltar a dormir, nesse caso não perturbe o sono do bebê. Acredite quando ele estiver chorando de verdade você vai saber a diferença e daí sim deve atendê-lo.
2- Ajuste a temperatura do quarto

É importante que o bebê não sinta frio ou calor durante a noite porque isso pode despertá-lo, então embora tenha a tentação de agasalhá-lo dos pés a cabeça seja coerente com o clima do momento. Se for possível climatize o quarto do bebê e o mantenha em uma temperatura de cerca de 18 e 20ºC para que ele possa dormir tranquilo.
3- Escuridão completa

Quando o bebê vem ao mundo ele ainda está se acostumando com o que é dia e noite, afinal dentro da barriga da mãe era sempre escurinho. Então, no quarto do bebê é importante bloquear toda e qualquer luz natural ou artificial. Quando amamentar ou trocar fraldas a noite utilize o mínimo de iluminação possível para que ele volte a dormir rápido. Uma dica é ter um abajur de luz vermelha no quarto para essas ocasiões, já que essa cor de lâmpada é a que menos influencia no sono do bebê. Luz do celular nem pensar, ela pode atrapalhar o seu sono e o do bebê.
4- Ruído branco

Você pode morar no lugar mais silencioso possível, mas ainda assim seu filho está sujeito a acordar por um latido de cachorro, uma buzina de carro ou mesmo com algo que caiu dentro de casa. É aí que entra o ruído branco. Com sons calmantes em uma frequência similar ao sono REM, ele acaba por abafar os demais ruídos e evitar despertares. Há diversos tipos diferentes de sons como chuva, ventilador, vento e até Mozart para bebês. Para isso há playlists, aplicativos disponíveis e dispositivos específicos, mas atenção: o volume não deve ultrapassar 60db!
5- Sonecas diurnas

Se você já ouviu: “Não deixe ele dormir de dia, se não não dorme a noite”, por favor, descarte essa ideia. Os bebês possuem as chamadas janelas de sonos, ou seja, o tempo máximo que conseguem ficar acordados antes que comecem a produzir cortisol, hormônio do estresse. Um recém-nascido, por exemplo, só aguenta 40minutos acordado antes de dar sinais de sono. São eles: olhar parado, mexer nas orelhas, coçar os olhos, entre outros… Respeite os momentos do seu bebê e o ajude a desacelerar quando se mostrar sonolento o levando para um ambiente tranquilo e mais escuro. Um bebê super estimulado durante o dia está com o corpo cheio de cortisol a noite e vai lutar para dormir.
6- Contato físico

Dentro da mãe o bebê se sentia protegido, por isso é importante que ele experimente momentos de contato físico durante do dia para que não desperte para solicitar isso a noite. O sling ou canguru são ótimas opções, pois deixam as mãos livres para que o pai ou mãe realize outras atividades com o bebê no colo se assim desejar. Além disso é muito importante curtir esses momentos com seu filho, afinal, ele não caberá em seu colo para sempre.
7- Alimentação em livre demanda

Alimente bem seu filho respeitando suas necessidades durante o dia. Isso também reduz os despertares noturnos.
8- Charutinho

Válido para bebês até 3 meses de vida que ainda não tem a habilidade de se virar. O charutinho restringe o espaço do neném similar a como acontecia no útero, logo quando ele sonhar e abrir os braços – reflexo comum – não terá a sensação de que está caindo. Sentindo-se seguro, há menos chance de despertar.
9- Silêncio!

Não converse ou cante se seu bebê despertar. Atenda a necessidade dele, nine-o se necessário falando sons calmantes como “shhhh…”. Qualquer coisa além disso pode estimulá-lo a ampliar o tempo que ficaria acordado.
10- Ritual noturno

Seja consistente com a rotina. Estando atenta aos sinais do bebê observe os momentos em que ele está propenso ao sono a noite. Normalmente antes das 19hs os mais novinhos já começam a dar sinais que é hora de nanar. Faça um ritual com ele quando estiver perto de seu momento de sono. Dê um banho, coloque uma fralda de boa qualidade e passe pomada para mantê-lo confortável por mais tempo, faça uma massagem, amamente-o, cante uma canção já em um ambiente com as luzes mais baixas. Avise o bebê que está na hora de dormir.
O mais importante de tudo: Não desista na primeira tentativa! Mantenha a calma e não mude a rotina todos os dias! Rotina de sono exige constância e paciência.
E então? Já conhecia alguma dessas dicas? Agora se alguém lhe perguntar: Como fazer meu bebê dormir a noite? Você já sabe o que responder!
Por fim, leia também: O que não pode faltar no seu enxoval para bebê