Você sabe como funciona o mercado de afiliados? Este é um ramo que tem crescido cada dia mais rápido nos últimos tempos. Afinal, ser afiliado digital é um dos poucos trabalhos que permite ter liberdade geográfica, de tempo e até mesmo financeira.
A seguir, entenda tudo sobre como funciona o mercado de afiliados e como você pode ingressar nele. Confira!
Tudo começa com o produtor…
Em primeiro lugar, é importante dizer que o mercado de afiliados trabalha com a venda de produtos físicos e digitais. Mas primeiro vamos entender como funciona o marketing de afiliados digitais.
Tudo começa com o produtor. Uma pessoa tem uma ideia de conteúdo para vender, podendo ser um Ebook, um curso ou mesmo uma mentoria. Dessa forma, ela decide montar toda a sua estrutura e materiais para vender o seu produto digital ou serviço.
Atualmente, existem diversas plataformas que ajudam o produtor a criar o seu produto, colocar a venda e até mesmo gerenciá-lo. Algumas das mais famosas são a Hotmart, a Eduzz e a Monnetizze.
Uma vez com o produto cadastrado na plataforma, o produtor precisará fazer a venda dele. E sozinho pode ser muito mais difícil de conseguir êxito. É neste momento que entra o afiliado digital.
O papel do afiliado digital
De maneira geral, o afiliado digital trabalha vendendo os produtos criados pelos produtores. Na verdade, ele fica responsável pela parte de divulgação do produto e ganha um porcentagem sobre cada venda que fizer.
Funciona da seguinte forma: o afiliado deve entrar em uma das plataformas que tenham o programa de afiliados. Depois, ele precisa escolher entre a infinidade de produtos disponíveis.
O ideal é que o afiliado escolha um produto com o qual se identifique. Assim, fica mais fácil fazer a divulgação. Depois de escolher, o afiliado pode solicitar a afiliação. Alguns produtos irão aceitar automaticamente, enquanto outros você precisará aguardar a confirmação do produtor.
Após aceita a afiliação, você receberá um link de divulgação. Dessa forma, você poderá usar a sua criatividade para divulgar o link. Toda vez que alguém entrar pelo seu link e fizer a compra, o sistema irá identificar que foi através da sua divulgação e lhe redirecionará a comissão.
Vantagens do mercado de afiliados
Se tornar um afiliado digital pode trazer muitas vantagens. Em primeiro lugar, você pode começar o trabalho como uma renda extra. Depois, ela pode se tornar a sua renda principal.
Você não precisa criar um produto ou mesmo ter estoque, porque já está tudo pronto. Basta divulgar o seu link de afiliado.
Dessa forma, o custo para iniciar é baixíssimo. Você só precisará de um computador ou celular com internet. Além disso, é possível criar uma renda passiva, onde você ganha comissões até mesmo dormindo, a depender da sua estratégia de divulgação.
Desvantagens do mercado de afiliados
Fazer a primeira venda como afiliado pode ser a tarefa mais difícil de um iniciante. Principalmente porque é preciso ter tráfego para realizar as vendas. Por isso, é necessário consistência, esforço e dedicação até ter bons resultados.
É preciso saber escolher os produtos certos para divulgar. Isso porque alguns não são muito recomendados por quem já comprou, o que pode acabar com a sua reputação.
Se você deseja dinheiro fácil, está no lugar errado. Ao contrário do que muitas pessoas pregam, trabalhar no mercado de afiliados não é dinheiro fácil. Mas sim, é necessário muito esforço e dedicação.
Por isso, se você deseja ingressar no mercado de afiliados, estude como estruturar bem o seu negócio e esteja sempre se atualizando com as novidades digitais. Além disso, a concorrência é grande. Por isso é importante criar boas estratégias para se destacar neste mercado que cresce cada dia mais.
Este artigo foi útil para você? Escreva nos comentários!