Como organizar um casamento simples e barato?

-

Querendo saber como organizar um casamento simples e barato? Então confira aqui as dicas que separamos para você!

As despesas com um casamento podem chegar a valores exorbitantes. Além da festa propriamente dita temos que lidar com custos para mobiliar nosso futuro lar, reformas, itens para a casa, roupas e claro, a viagem de lua de mel. Mesmo que você tenha feito seu pé de meia para esse momento talvez prefira uma viagem de lua de mel memorável do que uma festa que você terá que pagar os custos nos próximos meses. Certamente não é com boletos caros que quer se lembrar de seu casamento, mas se faz questão de uma reunião com família e amigos para comemorar esse momento especial então continue lendo! Vamos te ensinar a como organizar um casamento simples e barato dos seus sonhos!

1- Planeje com antecedência

Imagem Pixabay

Quanto antes você planejar melhor. Fazendo assim, terá mais tempo para comparar valores, fazer pesquisar de mercado e economizar o máximo possível em cada item que precisar. Além disso, há muitos itens que são muito mais baratos pela internet que em lojas físicas, mas às vezes estes são importados de outros países. Não quer ficar desesperado porque suas lembrancinhas pararam na alfândega? Então planeje e peça tudo com antecedência. As chances de dar errado diminuem muito.

2- Faça uma lista

como organizar um casamento simples e barato
Imagem Pixabay

Faça uma lista junto com seu noivo ou noiva com tudo que vocês acham indispensável para o dia do casamento. Pesquisem preços e enxuguem essa lista quantas vezes precisarem. A ideia não é saber como organizar um casamento simples e barato? Sejam pé no chão e simplifiquem. Será que precisam de tudo isso mesmo? Mantenha somente o necessário e procurem formas diferentes de fazer uma mesma coisa. Por exemplo, vocês fazer questão do bolo, mas precisa ser um de 3 andares com decoração personalizada? Porque não alugar ou fazer um bolo decorativo para tirar fotos e comprar um que seja gostoso e mais em conta para servir aos convidados?

3- Você não precisa convidar todo mundo!

como organizar um casamento simples e barato
Imagem Pixabay

Fazer um casamento simples e econômico é a saída perfeita para convidar quem realmente importa para o casal. “Ah, mas meus pais querem que eu convide uma tia que não vejo há mais de dez anos.” Seus pais vão pagar pelo casamento? Se a resposta for não, então diga gentilmente que agradecem a sugestão, mas já estão cuidando da parte da lista dos convidados. Em um casamento econômico geralmente nos atemos a pais, irmãos, padrinhos e se sobrar espaço amigos e parentes muito próximos (aqueles com os quais vocês realmente convivem conversam e tem uma relação incrível).

4- Casamento Civil

Imagem Pixabay

Cerimonialistas custam dinheiro, por isso se vocês querem algo prático e econômico o casamento civil obrigatório já é mais do que o suficiente para tornar a reunião válida legalmente. Caso vocês sejam um casal religioso e façam questão de um casamento na igreja procurem as opções mais econômicas disponíveis com decorações simples. Geralmente ir até a igreja é mais barato que pagar o padre ou pastor para ir até vocês e igrejas de bairro tem um custo mais baixo para realizar casamentos que grandes catedrais. Analisem com calma e antecedência as opções.

5- Utilize espaços econômicos

como organizar um casamento simples e barato
Imagem Pixabay

Se você mora em prédio já tem um salão de festas que pode ser utilizado. Caso não, há alguém da família com uma casa com um espaço legal na cidade e no campo que não se importe de ceder? Resta ainda a opção incrível de reservar um restaurante que faça eventos.

Casamento em restaurantes: Normalmente você só paga pelo que seus convidados consumirem e pode levar seu bolo e decorações de casa. Converse com vários locais diferentes e veja o que mais compensa para vocês. Existe ainda a possibilidade de enxugarem o menu com pratos acessíveis e bebidas que atendam a todos os convidados para que não terminem com uma conta caríssima porque alguém resolveu pedir o que havia de mais caro no menu. Importante: Caso for fazer seu casamento em um restaurante que você ainda não conhece marque um jantar ou almoço lá antes da data para provar alguns itens do cardápio e não ter nenhuma surpresa.

6- Faça você mesmo!

Imagem Pixabay

Se vocês querem realmente um casamento mais barato terão que fazer algumas coisas por si mesmos para cortar custos. Em alguns casos é super válido envolver seu conjugue e pessoas da família que estejam dispostas a ajudar. Vejam tutoriais na internet, pesquisem sobre e se divirtam fazendo. No entanto, seja honestos consigo mesmos e veja o que há possibilidade de ser feito sem ajuda de um profissional. Se for algo que pode ser feito com antecedência já adiante para testar, pois se não ficar bom ainda há tempo para pagar alguém para fazê-lo. Tome cuidado com itens delicados e essenciais como o bolo: se um familiar se oferecer para fazer e ele não tiver muita experiência sorria, agradeça e encomende com um profissional. Em alguns tópicos melhor não arriscar.

7- Evite desperdícios

Imagem Pixabay

Há sites excelentes para calcular quanto é necessário de cada item alimentício na festa de casamento. Basta pesquisar: Quantos gramas de bolo por pessoas? – por exemplo. Recomende-se sempre uma margem de segurança caso alguns dos convidados queira repetir, mas não exagere! Convidados levando docinhos, lembrancinhas e bolo para casa é lindo na teoria, mas na prática são uma prova clara que você calculou muito mal e gastou mais do que deveria.

8- Reaproveite ou alugue

Imagem Pixabay

Certo, gostaríamos que tudo fosse novinho em folha, mas sejamos honestos: Você acha que vai reutilizar na sua vida a maioria das coisas que vai comprar exclusivamente para o seu casamento? Peça emprestado ou alugue alguns itens para decoração, quem sabe reaproveite de algum outro evento e de aquela maquiada para aparecer novo. Não há nada de errado nisso!

9- Curta o momento!

Imagem Pixabay

Só você sabe exatamente o que planejou para sua festa, então no dia basta colher os louros do seu esforço. A verdade é que se pequenos detalhes derem errado e você tiver que improvisar e mudas as pessoas não vão sequer perceber. Só você conhece os detalhes, lembra?

E então? Já sabe tudo sobre como organizar um casamento simples e barato?

Por fim, leia também: As 10 melhores músicas para casamento

Posts relacionados

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga-nos

410SeguidoresSeguir
Publicidade

Mais posts