Você precisa de informações sobre como saber se um site é verdadeiro ou falso? Então, este artigo é para você! Reunimos 5 pontos importantes que indicam a confiabilidade de um site na internet. Confira agora e evite sofrer os golpes que os sites falsos estão sempre prontos para te dar!
5 pontos para saber se um site é verdadeiro ou falso
1. Verifique o domínio ou URL

A primeira dica de como saber se um site é verdadeiro ou falso é analisando o formato da URL. Isso porque os criminosos, ao criarem um site falso, na verdade irão, na maior parte das vezes, fazer cópias de sites que já existem, pois assim é mais provável ter um golpe bem sucedido.
Por isso, ao analisar um site, fique atento à URL. Alguns dos indícios mais comuns de falsificação é duplicar letras, cometer erros de escrita e utilizar domínios incomuns, como “.biz” e “.net”. Um exemplo de site falso da Amazon, por exemplo, teria uma URL mais ou menos assim: “amazom.com.br” ou ammazon.net”. Esteja atento aos detalhes!
2. Procure pelo cadeado do HTTPS, na URL

Na parte inicial da URL, tem o HTTPS que é um protocolo de transferência de hipertexto, que assegura a segurança, integridade e confidencialidade. E o símbolo do HTTPS é o cadeado fechado que fica à esquerda da URL. Ele indica que a página tem certificado de segurança, sendo os dados protegidos por criptografia. Ou seja, sua navegação será segura e confiável.
3. Identifique a presença de informações obrigatórias

Esta dica aqui de como descobrir se um site é verdadeiro ou falso é importantíssima para as pessoas que fazem compras online. Isso porque, na hora de comprar pela internet, é preciso estar atento não somente aos indicadores acima de confiança da página, mas também às informações a respeito da empresa.
De acordo com o decreto nº 7.962/2013, que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor (CDC), as lojas virtuais precisam apresentar os seguintes dados:
CNPJ
Razão Social
Endereço da sede
Telefone
E-mail para contato
Estas informações precisam constar, ainda, em um lugar explícito da página, seja no topo ou no rodapé. A ausência de tais informações, além de ser ilegal e de indicar a probabilidade de o site ser falso, dificulta muito o exercício do seu direito, na justiça, em caso de arrependimentos, por exemplo.
4. Pesquise no Google

Outra dica valiosa de como descobrir se um site é verdadeiro ou falso é jogando a URL dele na pesquisa do Google. Para isso, utilize o Navegação Segura, que irá te mostrar, nos primeiros resultados, as páginas verdadeiras, que são as que têm melhor reputação, de acordo com o ranqueamento do próprio Google.
5. Esteja atento aos indicadores de confiabilidade
Os sites verdadeiros, logo confiáveis, são atentos a uma série de determinações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por exemplo, além das informações obrigatórias do tópico 3, os sites que cumprem as exigências da LGPD apresentam, em sua homepage, seções como “Política de Privacidade”, “Quem Somos”, “Canais de Atendimento”, etc.