Você sabe como tomar creatina? A creatina é um suplemento – que como todo suplemento – existe em nosso corpo e é de uso recorrente, diário. Isso significa que a creatina deve ser tomada todos os dias. A falha, nesse quesito de pontualidade, pode prejudicar o efeito deste suplemento que é um dos melhores suplementos, atualmente.
Portanto, se você estiver a fim de saber como tomar a creatina e um pouco mais sobre esse suplemento, então este artigo é para você. Confira!
Como tomar creatina
Tomando creatina do jeito “raiz”
Seja qual for a sua creatina, com ou sem sabor, o jeito “raiz” de tomá-la é enchendo um scoop – que vem dentro do pote – e jogando o pó todo dentro da boca. Em seguida, beba água e dilua sua creatina dentro da sua boca. Esse é o jeito que grande parte das pessoas faz, pois é mais prático.
Tomando creatina do jeito “normal”
Como tomar creatina do jeito “normal”? Diluindo o pó na água até virar uma mistura homogênea. Em seguida, beba de “gut gut” e pronto. Também se trata de um jeito prático de consumi-la.

Devo tomar a creatina com algum alimento?
Bom, especialistas recomendam que, a fim de facilitar a absorção da creatina pelo organismo, você deve consumir, junto com ela, uma fonte de carboidrato com alto índice glicêmico. Por exemplo: banana.
Há um momento adequado, no dia, para tomar creatina?
Não. Não há sequer recomendação de pontualidade para tomar este suplemento. Isso porque a creatina é um suplemento com efeito não imediato, exigindo continuidade para que, de fato, o corpo tenha condições de repercutir seus efeitos. Portanto, seja a hora que for, o importante é tomar sua creatina todos os dias.
Qual a quantidade de creatina que devo tomar?
Isso depende muito de cada caso. Por isso, o indicado é que o seu nutricionista calcule essa quantidade específica para o seu caso. Em geral, se consome de 2 a 5 gramas de creatina por dia, o que equivale ao scoop cheio.
A creatina possui efeitos colaterais?
Como a creatina é uma substância já produzida pelo nosso corpo, é muito incomum ocorrerem situações de efeitos colaterais. Portanto, este suplemento não costuma estar associado a efeitos colaterais. Entretanto, isso é possível? Sim. Principalmente no caso de pessoas que tomam este suplemento de forma inadequada, sem a devida orientação médica ou nutricional, o que pode comprometer, sobretudo, os rins e, ainda, causar tonturas, retenção de líquido e diarreia, por exemplo. Portanto, procure sempre pelo acompanhamento de um profissional.
Quais os efeitos da creatina em nosso corpo?
A creatina é um suplemento que atua diretamente na construção de fibras, favorecendo o aumento de massa magra e, consequentemente, da nossa força física. Por isso, um dos principais efeitos da creatina é o desempenho nos treinos. Além disso, segundo especialistas, a creatina possui outras repercussões em nosso corpo. Confira algumas:
- Auxílio no tratamento de doenças musculares (como fibromialgia, por exemplo)
- Ajuda a prevenir o desenvolvimento de Parkinson
- Atua na prevenção de doenças crônicas (desde que atrelada à alimentação saudável)
Como se vê, a creatina é um suplemento indispensável para todos aqueles que pretendem ter qualidade de vida, com saúde, segurança física e independência. Inclusive, a creatina é tão poderosa e versátil que é utilizada tanto para hipertrofia quanto para emagrecimento. Tudo depende, é claro, do protocolo alimentar que cada um irá seguir.
Quais as melhores creatinas do mercado?
Se tem um produto que exige qualidade este produto é o suplemento. Afinal, é uma ingestão de substâncias em nosso corpo e, por isso, precisamos sempre nos preservar quanto à sua qualidade. Pensando nisso, reunimos aqui alguns exemplos das melhores creatinas do mercado. Veja: