O Crossfit é um esporte que divide opiniões! Há quem considere o Crossfit um esporte perigoso, há quem o considere uma atividade física funcional e economicamente seletiva, há quem o considere uma moda passageira… e há também muita gente por aí que nunca fez sequer uma aula experimental para tirar suas próprias conclusões.
Por isso é que reunimos aqui os 5 mitos sobre o Crossfit que você precisa conhecer!
1. Crossfit lesiona
Este aqui é mito mais famoso! Veja só, é possível se lesionar no Cross como é possível se lesionar em absolutamente qualquer outro esporte. O que acontece, infelizmente, tanto no Crossfit quanto em outras modalidades, é que os praticantes têm tara por peso! Muitos mal sabem a execução correta dos movimentos e já vão querendo colocar 50kg… Fracassam na força e fracassam na técnica.
O Cross é um esporte que prioriza o aperfeiçoamento da técnica. Uma técnica de excelência significa um treino e uma performance de excelência. Por isso, um dos diferenciais do Crossfit é que, em cada Box, há, pelo menos, um coach. Coach é a pessoa que vai passar os exercícios, ensiná-los e supervisionar a sua execução.
Muitas pessoas, advindas de outros esportes, como a Musculação, por exemplo, acreditam que pegar peso é o único objetivo de um treino. Entretanto, o Crossfit subverte isso, pois há uma varidade de modalidades de treino que exigem do praticante apenas velocidade.
Portanto, o Crossfit não lesiona, o que pode lesionar é a falta de orientação e de supervisão adequadas, bem como o desconhecimento e desrepeito dos próprios limites.
2. Crossfit não é para todo mundo
Quando se pensa em Crossfit, a primeira imagem que vem à mente é a de mulheres com trapézio na orelha e homens com pernas de Hulk! É ou não é? Essa imagem é comum, mas não pode ser usada como “catraca”, estimulando ou impedindo a entrada de pessoas no Cross. Afinal, se tem uma coisa que no Crossfit tem é adaptação! Para todo e qualquer movimento existe uma adaptação viável.
Por isso é que, quando entrar num box, você não deve se assustar ao se deparar com pessoas absolutamente normais, pois são elas a maior parte dos praticantes.
3. Crossfit deixa a pessoa muito musculosa
Esta é até engraçada! Porque mostra como as pessoas, simplesmente, desconhecem o processo lento e complexo de hipertrofia. O Crossfit estimula o músculo como outras modalidades que envolvam levantamento ou controle de peso. Mas para definir o músculo é necessária uma junção de diversos fatores como, por exemplo e principalmente, uma dieta voltada para a hipertrofia. E isso só ocorrerá por estrita escolha sua. Não se preocupa, não! Antes do músculo, tem que perder muita gordurinha…
4. Crossfit é caro
Muitas pessoas decidem não fazer o Crossfit por achar que a mensalidade seria muito cara. Por isso, acabam indo para uma academia de musculação, por exemplo. Porém, o que não se calcula é que na mensalidade de uma academia só está contido o valor da utilização dos seus equipamentos e o acesso a um treino pré-montado que, muitas vezes, desconhece as suas necessidades particulares. E, então, o que você faz? Você contrata um personal trainer! Ou seja, não raras vezes, o custo de se matricular numa academia de musculação envolve a mensalidade + acompanhamento particular. Isso se você, de fato, quiser ter resultado. Já no Crossfit, o acompanhamento particular, realizado pelo coach, está incluso na mensalidade. Logo, não é uma questão de ser caro ou barato, mas sim de: qual você prefere fazer?
5. Os treinos no Crossfit são impossíveis de concluir
O Crossfit não te nivela por baixo! Logo, os treinos não são impossíveis, eles são exigentes. Só que tudo isso leva em consideração as suas condições pessoais. No Cross, quem define o seu ritmo é você. Sempre caberá a você, por exemplo, a escolha livre e desembaraçada de ir até o fim do treino ou de se esforçar, no cansaço, para realizar mais uma série. Afinal, como se diz entre os crossfiteiros: é só você contra você!