Com uma ampla variedade de expressões artísticas, crenças e rituais, a cultura africana é uma das mais ricas, além de ser de extrema importância para toda a humanidade, tanto na antiguidade quanto nos dias de hoje. Confira agora 10 curiosidades sobre a cultura africana.
1. Línguas africanas
Na África, existem mais de 1,300 idiomas diferentes, idiomas que se diversificaram ao longo dos anos. Contudo, houve processos de uniformidade devido à colonização francesa e inglesa, que impuseram uma segunda língua. Os idiomas árabe e suali são os mais falados da África.
2. Preço da noiva
Lobola ou “preço da noiva”é uma tradição antiga e controversa na cultura africana, onde as famílias dos noivos negociam a quantia que o noivo deve pagar pela noiva. Essas negociações devem ser todas feitas por escrito, não por telefone nem pessoalmente. Até as negociações se completarem, as duas famílias nem sequer se falam.
3. Alongamento labial
Na tribo Surma do Sudão do Sul, quando uma menina se torna adolescente começa o processo de alongamento labial. São removidos todos os dentes inferiores para abrir espaço para colocar uma placa no lábio das meninas, placa que aumenta o tamanho a cada ano.
4. Cerimônia de Khweta
Na África Austral, existe um ritual que é praticado por várias tribos com a intenção de as crianças do sexo masculino mostrarem sua masculinidade. Quando completam a maioridade, os meninos são levados para passar vários dias, ou até mesmo semanas, em uma cabana de circuncisão, durante o inverno. Os meninos então são obrigados a passar por vários testes intensos e rigorosos, como, por exemplo, a dança contínua até a exaustão.
5. O noivo que usa véu
Já na Argélia, os tuaregues de Ahaggaren tem uma cultura um tanto quanto inusitada. Nessa cultura africana, os homens usam véu na cabeça quase o tempo todo. Entretanto, eles podem retirar o véu quando estiverem em família ou em uma viagem.
6. Riqueza medida por vacas
No Quênia, na tribo Pokot, as pessoas têm a riqueza medida pelo número de vacas que têm em sua posse. A maioria das pessoas dessa tribo são criadoras de milho ou de vacas, cultivando apenas isso em sua terra. Outra curiosidade é que o número de mulheres com quem um homem pode se casar é determinado pela quantidade de vacas que eles possuem.
7. Protetor solar vermelho
No norte da Namíbia, na tribo Himbos, eles cobrem a pele com uma mistura de manteiga e gordura ocre (um pigmento da terra que contém óxido de ferro), com a intenção de se proteger do sol. É esse o motivo do povo Himba ter um tom de pele avermelhado.
8. Limpeza completa
O povo Chewa tem uma das culturas mais estranhas de toda a África. Lá, quando uma pessoa morre, eles a levam até a floresta, fazem um corte na garganta e colocam o corpo na água para limpá-lo. Eles apertam o estômago do cadáver até que tudo dentro dele saia através do ânus, limpo e transparente.
9. Vencer o pretendente
Um ritual bastante comum na África, é que quando dois jovens querem casar com uma pretendente eles se batem. Eles têm que evitar os sinais de dor, assim, quem sofrer golpes sem demonstrar dor, pode tomar a mulher como esposa.
10. As mulheres têm suas próprias casas
Na Costa do Marfim, em uma tribo chamada Gio, cada mulher tem sua casa em que vive com seus filhos até eles terem idade suficiente para sair. As crianças nunca moram com os pais.
Por fim, leia também: Pastor Belga Malinois – O melhor cão de guarda