Para investir mais no relacionamento, é preciso investir nos elementos de coesão do casal. Isso porque, quanto mais coeso e próximo for o casal, mais consistente também ele será. E é exatamente essa consistência que garante a construção de um relacionamento afetivamente saudável e sustentável.
Se você deseja investir mais em sua relação de amor, leia e aplique essas 6 dicas sobre como investir mais no relacionamento! Confira!
1. Tenham objetivos e sonhos de casal
Ter objetivos é algo indispensável à autorrealização de qualquer pessoa, mas, principalmente, de um casal. Isso porque estabelecer um objetivo em comum é unir esforços na busca de algo maior. Assim, seja para conseguir comprar uma casa ou para passar em um concurso juntos, fato é que selecionar um caminho só a dois motiva e desenvolve o crescimento pessoal em conjunto, desenvolvendo, também, o casal.
2. Façam alguma atividade física juntos
Assim como o objetivo em comum, que serve para fazer o casal olhar para a mesma direção, fazer uma atividade física juntos eleva a afinidade e o nível de intimidade do casal. Por isso, se você sente que o seu relacionamento está esfriando e você e seu par e estão se afastando, procure encontrar uma atividade em comum.
3. Tenham casais de amigos que sejam referências para vocês
Apesar de muito pouco lembrado, ter uma referência de casal próspero para sua vida é fundamental para a construção e o desenvolvimento do seu relacionamento. Por vezes, não pensamos nos valores que inserimos em nossa relação, por serem tão automáticos e já “naturalizados” pelo convívio com nossos pais, que são a nossa primeira referência de afetividade.
Entretanto, é preciso abrir a mente para outras referências em nossas vidas. Portanto, esteja atento e disposto a buscar renovar seus conceitos de afeto, a fim de poder investir mais em seu relacionamento.
4. Façam coisas românticas
Você já o que casais que ‘”caíram na rotina” têm em comum? Se não, aqui vai a resposta: indisposição. As pessoas, infelizmente, foram ensinadas a acreditar que o amor tudo supera, quando, na verdade, ele é a parte mais fácil. O que sustenta mesmo uma relação é, em verdade, a disposição de ambas as partes.
E parte dessa disposição se revela na iniciativa para fazer coisas românticas, como jantares, viagens, etc. Por isso, não deixe o romantismo morrer. Declare-se, viajem a dois e busquem renovar os votos de casal.
5. Compartilhem aprendizado
Compartilhar conhecimento com o seu amor fará vocês aproximarem a compreensão de mundo e o conhecimento acerca do outro. Isso, por si só, gera mais afinidade, mais vontade de estar junto, mais construção para o relacionamento.
Por isso, vejam séries, leiam livros, estudem e compartilhem com outro o conhecimento adquirido. Você verá o quanto isso irá transformar o seu relacionamento.
6. Pratique a comunicação não violenta
Praticar a comunicação não violenta significa, de forma simples, selecionar as palavras que você insere em suas frases e argumentos. Essa seleção se orienta a partir da intenção do interlocutor (você) de evitar provocar gatilhos de discussões e mal estar no outro.
Assim, se você pediu algo ao seu companheiro, e ele esqueceu, em vez de dizer “se fosse para você, você lembraria”, diga “tente ser mais atento da próxima vez”. Pode parecer bobagem, mas não é. A prática da comunicação não violenta é muito importante para qualquer relacionamento que queira ser duradouro, saudável e feliz. Portanto, para investir mais em seu relacionamento, cuide da sua comunicação!