A dieta FODMAPS representa uma restrição a alimentos de um grupo específico de carboidratos. Trata-se dos oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis. Alimentos como beterraba, maçã, mel e abacate são alguns dos alimentos que a dieta FODMAPS remove.
Isso porque esses alimentos são de absorção lenta, sendo também mal digeridos pelo intestino. Além disso, como são bastante fermentáveis pelas bactérias intestinais, acabam causando desconforto abdominal e excesso de gases.
Com a dieta FODMAPS, é possível atenuar ou evitar essa disfunção, responsável, muitas vezes pela Síndrome do Intestino Irritável (SII). Por isso, muitos possuidores dessa doença são adeptos desta dieta, buscando realizar um tratamento mais natural.
Mas o que, de fato, significa seguir uma dieta FODMAPS? Como começar? O que é possível comer e beber? Se você quer saber, venha conferir!
Como seguir a dieta FODMAPS
Primeiramente, é preciso saber quais são os alimentos que causam desconforto intestinal e abdominal no paciente. Para isso, é recomendável uma investigação autorregulada. Isso significa que o paciente irá retirar da sua dieta os alimentos com alto teor de FODMAP, durante os primeiros 2 meses, ou seja, 8 semanas. Se esta restrição não melhorar as suas dores, procede-se a outro tratamento.
Entretanto, caso venha a melhorar, o paciente irá reinserir estes mesmos alimentos de forma lenta em sua dieta, a fim de identificar quais, exatamente, gatilham as suas dores. Essa reintrodução pode ser feita durante 3 a 5 dias, controlando a sempre a quantidade.
Com isso, é possível descobrir quais alimentos devem ser removidos definitivamente e quais poderão ser consumidos em pequenas quantidades. A partir disso, monta-se um protocolo alimentar novo e preciso. Trata-se, portanto, de um tratamento que exige auto-observação por parte do paciente. Por isso, é indispensável a orientação de um profissional.
Como é o cardápio da dieta FODMAPS
O cardápio da dieta FODMAPS não assusta ninguém. Ao contrário, é composto por alimentos muito saborosos e, ao mesmo tempo, saudáveis para o paciente. Veja um exemplo:
Café da manhã
Vitamina de banana com leite de coco (200ml de leite + 1 banana)
Lanche da manhã
Melão e castanhas de caju (1 fatia + 6 castanhas)
Almoço/jantar
Macarrão com carne moída ao molho de tomate caseiro (1 xícara de macarrão)
Abobrinha e berinjela refogadas
Abacaxi (2 fatias, em média)
Lanche da tarde
Chá de hortelã e bolo de fubá com coco (1 xícara + 1 fatia)
Muito tranquilo de seguir, não é? A ideia de fazer uma dieta assusta muita gente, mas, tendo orientação e controle, você poderá comer quase tudo!
É possível café na dieta FODMAPS?
O café preto não possui FODMAP, mas deve ser evitado em razão dos movimentos intestinais que ele pode causar. O chá verde e o chá de hortelã são indicados para fazer essa substituição. De qualquer forma, cada paciente é um caso. Por isso, somente um profissional da saúde poderá precisar essas respostas.
Bebidas alcoólicas são permitidas na dieta FODMAPS?
Os pesquisadores apontam que o álcool diminui a absorção e o movimento de carboidratos, podendo gerar, assim, inchaço, gases e dor no estômago. Entretanto, o efeito do álcool é diferente em cada organismo. Por isso, apenas de forma específica, levando em conta caso a caso, é que se poderá responder isso com mais precisão.
Porém, é possível indicar quais bebidas contêm mais ou menos teor de FODMAPS. A cerveja, por exemplo, possui um baixo teor. Uísque, Vodka e Gin também. Mas é claro: cada caso é um caso. É preciso investigar.