Antes de mais nada, o cinema nos proporciona diversas imersões em situações que ampliam nossos horizontes. Nesse sentido, além de nos entreter, os filmes podem nos ensinar táticas interessantes para os negócios e também quais evitar. Existem muitos filmes além de O Lobo de Wall Street que trabalham essa temática. Confira nessa lista 5 filmes que todo investidor deve assistir.
1. Margin Call – O dia antes do fim (2011)

Primeiramente na nossa lista, temos um dos melhores filmes que trabalham a temática de investimentos, o mundo dos negócios.
Peter Sullivan, Seth Bregman e Will Emerson trabalham no setor de riscos de uma corretora que está realizando uma série de demissões. Ao pegar o elevador, Eric, chefe do pessoal, que também foi demitido, entrega a Peter um pen drive, que contém algo em que estava trabalhando no momento. Mas é claro que o alerta para que tomasse cuidado com o conteúdo chama a atenção de Peter, que fica após o horário de trabalho para descobrir o que tem no arquivo.
Disponível em: Prime Video
2. A Grande Aposta (2015)

Com um elenco de peso, A Grande Aposta conta a história de Michael Burry, o dono de uma empresa de médio porte. Desse modo, ele decide investir muito dinheiro do fundo que coordena para realizar uma aposta um tanto arriscada. Ele aposta que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve.
Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Em contrapartida, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert, que vive recluso.
Disponível em: Netflix, HBO Max, Prime Video e Globoplay
3. Trabalho Interno (2011)

Do diretor Charles Ferguson, Trabalho Interno ou Inside Job, é o melhor filme documentário sobre a crise de 2008 que aconteceu nos EUA.
Em 2008, uma crise econômica de proporções globais fez com que milhões de pessoas perdessem suas casas e empregos. Como resultado, foram gastos mais de US$ 20 trilhões para combater a situação. Através de uma extensa pesquisa e entrevistas com pessoas ligadas ao mundo financeiro, assim como políticos e jornalistas, é desvendado o relacionamento corrosivo que envolveu representantes da política, da justiça e do mundo acadêmico.
Disponível em: Netflix
4. Grande Demais para Quebrar (2010)

Entre março e outubro de 2008, o banqueiro Richard Fuld, em meio a conversas com personalidades como Hank Paulson (secretário do Tesouro estadunidense), Ben Bernanke e Tim Geithner, tenta salvar o Lehman Brothers. Durante as negociações, buscava-se uma solução privada envolvendo banqueiros de investimento e membros do Congresso para preservar a empresa sediada em Nova York.
Disponível em: HBO Max
5. Lobo de Wall Street (2013)

Por fim, é impossível fazer uma lista de filmes que todo investidor deve assistir e não colocar ela, a melhor produção do gênero. Protagonizada por Leonardo DiCaprio e dirigido por Martin Scorsese, O Lobo de Wall Street foi indicado em 5 categorias no Oscar, mas, infelizmente, não vendeu nenhuma, o que, até hoje, revolta muitos fãs.
Em síntese, Jordan Belfort é um ambicioso corretor da bolsa de valores que cria um verdadeiro império, enriquecendo de forma rápida, porém ilegal. Ele e seus amigos mergulham em um mundo de excessos, mas seus métodos ilícitos despertam a atenção da polícia.