Ghosting – significado: O termo “ghosting” vem do inglês e significa “fantasma”. Ele é utilizado para descrever o término de um relacionamento de forma repentina. A pessoa que pratica ghosting, normalmente, some do nada e sem dar explicações.
Se você nunca passou por uma situação como esta, provavelmente conhece alguém que já passou. Uma pessoa encontra-se em um relacionamento. Mas, de repente, a outra termina o relacionamento sem explicar o motivo e simplesmente some.
Como ocorre o ghosting
Normalmente, quem pratica ghosting já demonstra uma certa falta de interesse um tempo antes de “desaparecer de vez”. Sendo assim, ela demora para responder mensagens, não demonstra interesse em uma conversa e, por fim, termina o relacionamento sem mais nem menos.
Na maioria das vezes, uma pessoa faz isso para tentar fugir da situação desconfortável do término. Assim, foge de uma conversa sincera para expor os seus sentimentos. E, muitas vezes, acha que está, na verdade, ajudando a outra pessoa em sair da sua vida.
Mas sabemos que não é bem assim que acontece. Um término repentino pode afetar significativamente o psicológico de uma pessoa. Além disso, todos nós devemos entender a importância da responsabilidade afetiva.
Tipos de ghosting

Existem vários tipos de ghosting. Na verdade, as pessoas podem imaginar que isso acontece apenas em relacionamentos amorosos. No entanto, esta é apenas uma das situações em que isso pode acontecer. Por isso, veja a seguir outras situações:
Profissional
O ghosting pode aparecer também no âmbito profissional. Você já viu algum profissional simplesmente abondonando o seu trabalho, sem dar nenhuma satisfação? Essa é uma das situações.
Além disso, pode acontecer também em relações comerciais e de negócios. Se durante uma compra ou venda, a outra pessoa simplesmente parar de te responder e sumir sem dar explicações, ela pode ser uma ghosting.
Familiar
O ghosting familiar causa um grande impacto psicológico na vítima. Algumas situações familiares em que ela pode surgir é no relacionamento de filhos com os pais, e até mesmo do cônjuge, que pode desaparecer sem deixar notícias.
Amizade
O amigo também pode se tornar vítima de ghosting. Você já percebeu aquela pessoa que nunca tem tempo para se encontrar com os amigos? Ou talvez só se aproxima quando tem algum interesse a mais? Ela pode ser a praticante.
Algumas dicas importantes

Quando um apessoa é vítima de ghosting, ela pode passar por problemas psicológicos, até mesmo pela tristeza. Por isso, é muito importante o acompanhamento psicológico de um profissional.
Além disso, o praticante do ghosting também precisa de ajuda psicológica. Isso porque, muitas vezes, ele faz isso para evitar situações desafiadoras de convívio social.
O praticante também precisa de ajuda, pois tem dificuldades de se expressar e se relacionar de forma transparente. Assim, acaba prejudicando a si mesmo e as pessoas à sua volta.
Por fim, é importante entender o significado de responsabilidade afetiva. Nós temos essa responsabilidade com todas as pessoas que nos relacionamos. Por isso, devemos sempre ser sinceros, de forma a deixar claro para a outra pessoa quais são os nossos desejos, sentimentos e intenções.
Conseguiu entender o significado de ghosting? Escreva nos comentários o que você achou e se esse conteúdo foi útil para você!