Muitos de nós nutrimos hábitos que atrasam a vida. Muitos deles podem ser até imperceptíveis para nós, mas a maioria deles, com certeza, já está “no automático”. Isso pode ser influência de nossos pais, da cultura e dos valores que trazemos de casa ou mesmo pode ter a ver com a falta de novas referências de sucesso e prosperidade em nossas vidas.
Seja qual for a razão, é fato que os hábitos que atrasam a vida não nascem do dia para a noite. Eles se arragiando e se reforçando a cada dia, como todo e qualquer hábito. Se você quer saber quais são, venha conferir! Quem sabe algum desses hábitos não seja o responsável pelo possível atraso em sua vida?
1. Reclamar
Talvez o hábito com o maior potencial de atrasar a vida de alguém. Isso porque, quando reclamamos, geralmente, estamos direcionando ao outro alguma culpa ou responsabilidade por algo que não ocorreu da forma como gostaríamos. Ocorre que pessoas reclamonas são de convivência insustentável, o que, por si só, já é capaz de atrasar a vida, pois crescemos sempre dentro do coletivo.
Afinal, fazer parte de um grupo, seja de amigos, seja de trabalho ou mesmo familiar significa ter vários parâmetros e referências, positivas e negativas…e é exatamente nessa diversidade em que crescemos! Portanto, evite reclamar.
Não seja aquela pessoa com boca de “merda”, “inferno”, “desgraça”… além de só deixar você pior, deixa pior também o clima das pessoas que, eventualmente, estejam com você. Pratique mais a gratidão! você verá que tem mais a que agradecer que a que reclamar.
2. Procrastinar
Procrastinar é um hábito cujo atraso de vida não é presumido ou abstrato, mas sim concreto e imediato. Afinal, deixar para fazer amanhã o que se tem para fazer hoje significa adiar o próprio andamento da vida, pois, enquanto não concluir a sua tarefa, você ficará preso ao constrangimento da obrigação de fazer. Isso, é claro, se você tiver senso de compromisso consigo e com os outros. Se não tiver, a procrastinação não é a causa, mas sim a consequência do atraso que você mesmo representa para a sua vida.
Para vencer a procrastinação, muitos pensadores se dedicam a elaborar teorias, métodos e estratégias. Há, de fato, formas simples de serem aplicadas, a fim de superar a procrastinação, como, por exemplo, estabelecer metas alcançáveis e ter organização. Mas, no fim das contas, é claro que somente cabe a você decidir parar de procrastinar e começar a, efetivamente, respeitar seus objetivos. Abandone de vez esse hábitos que atrasam a vida!
3. Esperar que o outro faça o que você faria
Erro muito comum e, talvez, consequência de uma egolatria que se expressa na “caridade”. Você já reparou como para algumas pessoas você deve sempre ser escravo da gratidão a elas? É como se o preço da “ajuda” dela em sua vida tivesse de ser pago eternamente. Se você faz as coisas pensando em tê-las de volta quando precisar: esqueça!
As pessoas, simplesmente, não são iguais e você deve se basear em seus próprios propósitos e valores. Se alguém lhe disse “não” em uma situação na qual você diria ou disse “sim”, entenda que as pessoas vivem de acordo com os próprios padrões de conduta. E cada um tem o seu.
Por isso, não espere que o outro faça por você o que você faria por ele. Apenas faça o que você quiser fazer com a desobrigação de quem não quer nada de ninguém. Será muito mais fácil viver dessa forma e você evitará atrasos em sua vida e decepções!
4. Não tentar por medo de errar
O medo é um sentimento paralisante e que cresce à medida em que você se deixa senti-lo. Quanto mais medo nos permitimos sentir, mais medo teremos. Acontece que, nas incertezas da vida, o medo, assim como a insegurança, sempre está presente. Logo, não é possível eliminá-lo de vez.
A boa notícia é que você pode aprender a conviver com ele, sem jamais deixar que ele defina a sua vida. O medo de errar sempre irá existir, mas isso jamais deve te impedir de tentar. Quem não tenta por medo de errar acredita que, ao não tentar, não esteja errando. Mas está. Lembre-se de que as escolhas podem ser feitas por ação ou omissão.
Assim, mesmo com medo, tente, pois o máximo que pode acontecer é você não conseguir de primeira.
5. Manter más companhias
Já ouviu falar na frase que diz que você é produto do meio? Eaquela famosa: “Diz com quem tu andas que eu direi quem tu és”? Pois, então. São frases cuja veracidade pode ser aferida em seu dia a dia. Pense em um amigo ou conhecido seu que seja uma referência de inteligência para você. Pensou? Agora, observe com quem ele convive. Observe na fonte de quem ele bebe…
Pense, agora, naquele seu amigo ou conhecido cujo melhor programa é beber de quinta a domingo. Observe as companhias dele. Observe suas namoradas, seus hábitos, seu corpo, sua relação com a família… Você tirará suas próprias conclusões. Nunca se esqueça de que Leão anda com Leão. Simples assim.