Apesar de ser uma contravenção pela legislação penal brasileira, o jogo do bicho continua sendo praticado nas ruas das principais cidades brasileiras. Confira aqui 5 curiosidades sobre o jogo do bicho.
1. Criação
O jogo do bicho foi criado em 1892 pelo barão João Batista, o mesmo fundador do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, localizado em Vila Izabel. Mas ele não teve essa ideia sozinho, já que teve ajuda do seu amigo mexicano Manuel Zevada. Visando o aumento do lucro, Manuel sugeriu a João Batista que ele realizasse sorteios. A ideia era a seguinte: eles iriam cobrar mil réis (40 reais) pelo ingresso e, junto com ele, imprimir um dos animais daquele zoológico. No final do dia, seriam sorteados um dos animais, e aqueles que tivessem o animal sorteado no ingresso, ganhariam 20 mil réis (800 reais).
2. A relação com o Carnaval
Castor de Andrade foi o maior bicheiro do Brasil, chegando a ser listado como o 2° homem mais rico do país. Era também considerado um “bicheiro romântico”, já que só permitia o jogo do bicho como negócios ilícitos, não permitindo negócios como o tráfico. Além disso, Castor tinha bastante envolvimento com o carnaval, sendo patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel. Também ajudou a fundar, em 1984, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro que, até hoje, comanda o carnaval do Rio e tem servido como carta para o jogo do bicho.
3. Loteria x Jogo do Bicho
O jogo do bicho possui semelhança com a Loteria Federal, mas com algumas diferenças, como, por exemplo: um jogador pode apostar um valor qualquer, sendo muitas vezes acima das suas possibilidades. Quanto maior o valor apostado em uma sequência, maior será o prêmio se você acertar. O jogador é livre para escolher qualquer valor possível a fim de apostar em um número nas suas 10.000 chances. Um exemplo comum: o jogador joga um real em algum milhar no prêmio, caso acerte os quatro números, ele ganha 3.000 reais.
4. A proibição
Desde que foi considerado crime, em 1941, no governo de Getúlio Vargas, muita gente não sabe o motivo de ser um jogo ilegal. Na verdade, trata-se de uma contravenção penal prevista no artigo 58 do decreto Lei n° 3688/41 com o seguinte parágrafo: “Explorar ou realizar a loteria denominada jogo do bicho, ou praticar qualquer ato relativo à sua realização, ou exploração”. A pena é de quatro meses a um ano.
5. A tabela
A tabela conta com 25 bichos, numerados de 1 até 25, em ordem alfabética. Os números de 00 a 99 correspondem aos 25 bichos, conforme uma progressão aritmética, calculando o próximo múltiplo de quatro. Por exemplo: o camelo (8) é 29-32, e a vaca (25), 97-00 (hoje, o bicho correspondendo a um número entre 0000 e 9999 é indicado pelos dois dígitos finais.)Vl? Queremos saber a sua opinião nos comentários!
Leia também 10 empresas que faliram
Você concorda com a proibição do jogo do bicho? Deixe aqui nos comentários!