O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em 19 de junho, data que remete ao mesmo dia em 1898 quando um filme foi gravado pela primeira vez no país. Em homenagem à arte brasileira, fizemos essa lista dos 10 filmes de maiores bilheterias do cinema brasileiro. Confira!
10. O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão

Abrindo nossa lista, temos o filme O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão que é o filme mais visto dos Trapalhões nos cinemas brasileiros. Lançado em 1977, o filme conta a história de Pilo e Duka que são contratados para encontrar um arqueólogo desaparecido em uma mina. Na época, cerca de 6 milhões de espectadores lotaram os cinemas para assistir ao filme.
9. Nada a Perder 2

O nono filme mais visto da história do cinema nacional foi Nada a Perder 2, filme que conta a história de Edir Macedo após sua libertação da prisão em 1992. Lançado em 2019, o filme levou mais de 6,1 milhões de pessoas aos cinemas.
8. Se Eu Fosse Você 2

Se Eu Fosse Você 2 fica em oitavo na lista das maiores bilheterias do cinema brasileiro filme brasileiro. Lançado em 2009, o filme, dirigido por Daniel Filho e estrelado por Tony Ramos e Glória Pires, levou aos cinemas cerca de 6.112.851 espectadores.
7. A Dama do Lotação

Estrelado por Sônia Braga em 1978, o filme A Dama do Lotação atraiu 6.509.134 brasileiros ao cinema. O filme conta a história de Solange e Carlos que se conhecem desde a infância e se casam. Na noite de núpcias, Solange resiste ao seu marido, que, impaciente, acaba estuprando-a. Solange fica traumatizada e, apesar de desejar Carlos, não quer mais nada com ele. Para se satisfazer, ela começa a ter relações com homens desconhecidos que conhece andando de lotação.
6. Minha Mãe é uma Peça 2

O segundo filme da sequência Minha Mãe é uma Peça é outro protagonizado e criado pelo eterno comediante Paulo Gustavo, que infelizmente nos deixou em maio de 2021, aos 42 anos, vítima de complicações da covid-19. Minha Mãe é uma Peça 2 levou 9.307.612 espectadores aos cinemas.
5. Dona Flor e seus Dois Maridos

Dona Flor e seus Dois Maridos, filme dirigido por Bruno Barreto, estreou em 1976 para 10.735.524 espectadores. Segundo o autor Jorge Amado, a história deteve o recorde de audiência no cinema brasileiro por 34 anos.
4. Tropa de Elite 2

Tropa de Elite 2 é o quarto filme que mais levou brasileiros aos cinemas. A sequência conta a história do Capitão Nascimento sendo removido de um batalhão de operações do BOPE após uma operação fracassada. O ex-agente está servindo como Subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro nesse segundo filme. Dirigido por José Padilha e estrelado por Wagner Moura, Tropa de Elite 2 teve 11.146.723 espectadores em 2010.
3. Os Dez Mandamentos

Em terceiro lugar está outra obra apoiada pela Igreja Universal: o filme Os Dez Mandamentos. A produção de 2016 adaptou a série bíblica que passava na TV Record. O filme conta a história de Moisés, um dos personagens mais famosos da Bíblia. No total, 11,3 milhões de pessoas assistiram ao filme no cinema.
2. Nada a Perder

Nada a Perder é o vice-campeão nos lucros de bilheteria do país, arrecadando 120 milhões de reais. O filme, que conta a história do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, teve 11,9 milhões de ingressos vendidos.
1. Minha Mãe É Uma Peça 3

O primeiro lugar da lista de maiores bilheterias do cinema brasileiro é o último da trilogia de Paulo Gustavo: Minha Mãe é uma Peça 3. Lançado em 2019, o filme bateu o recorde de maior bilheteria da história do Brasil. Foram vendidos 9,1 milhões de ingressos, com uma receita total de mais de 143,9 milhões de reais.