Uma hidrelétrica é uma edificação que utiliza a água do rio para gerar eletricidade. E para construir uma, é preciso construir uma barragem nas águas do rio, que pode ocupar uma grande extensão de área. Com três usinas brasileiras na lista, confira aqui as 10 maiores hidrelétricas do mundo.
10. Usina La Grande 2 – Canadá (5.328 MW)

A usina La Grande 2 foi construída na região de Quebec, no Canadá, em 1992, em um projeto chamado ‘James Bay’ que envolveu a construção de uma série de barragens ao longo do rio La Grande. Após a conclusão de todas as barragens construídas ao longo do rio, incluindo o projeto “James Bay II”, a usina La Grande 2 gerará um total de 27.000 MW, tornando-se a maior do mundo.
9. Churchill Falls – Canadá (5.428 MW)

Em homenagem a Winston Churchill, a hidrelétrica Churchill Falls foi construída no início da década de 1970 e é a maior do Canadá. Fica na represa do rio Churchill Falls em Newfoundland e Labrador. Além disso, é a maior estação de energia subterrânea do mundo.
8. Krasnoyarsk – Rússia (6.000MW)

A Rússia é o país com maior potencial hidrelétrico do planeta, então não poderia ficar de fora da lista de maiores hidrelétricas do mundo. Além disso, a usina de Krasnoyarsk é a segunda maior do país. O tempo de espera para a conclusão da usina é digno de nota: sua construção começou em 1956 e foi concluída em 1972. O objetivo principal é abastecer as plantas de produção de alumínio.
7. Sayano-Shushenskaya – Rússia (6.400MW)

Sayano-Shushenskaya é a maior usina hidrelétrica da Rússia. Foi construída entre 1963 e 1985 na região de Yenisei, no sudeste da região de Cacássia, divisão federal da Federação da Rússia. A capacidade de geração de energia da usina Sayano é de 6.400 MW.
6. Grand Coulee – Estados Unidos (6.494MW)

A Grand Coulee é uma das hidrelétricas mais famosas do mundo por seu tamanho e abrangência: sua barragem tem 1,6 km de largura, o dobro da altura das Cataratas do Niágara. Em 1974, liderou o ranking das maiores hidrelétricas Barragens na Terra.
5. Tucuruí I e II – Brasil (8.370 MW)

A usina hidrelétrica de Tucuruí, localizada às margens do rio Tocantins, no município de Tucuruí, no estado de Belém do Pará, é a segunda maior hidrelétrica 100% brasileira, já que a usina de Itaipu é dividida entre o Brasil e o Paraguai. Outro fato importante é que a usina de Tucuruí tem o segundo maior vertedouro do mundo e sua construção ocorreu entre 1974 e 1984.
4. Guri – Venezuela (10.200 MW)

A usina hidrelétrica Guri, também conhecida como usina hidrelétrica Simón Bolívar, está localizada no Rio Caroni e foi concluída em 1986. A usina garante o abastecimento de toda a Venezuela e ainda exporta parte de sua energia para o Brasil, especialmente para o Estado de Roraima.
3. Belo Monte – Brasil (11.233MW)

O Brasil possui a matriz energética mais limpa e renovável do planeta, e a hidrelétrica de Belo Monte, instalada no rio Nova, no estado do Pará, contribuiu para esse resultado. Portanto, com capacidade instalada de 11.233,1 MW e capacidade média de geração de 4.571 MW, Belo Monte tornou-se a maior usina hidrelétrica 100% do Brasil.
2. Usina de Itaipu – Brasil (14.000MW)

Até 2012, esta era a maior hidrelétrica do mundo. Seu destaque é o fato de ser uma hidrelétrica binacional, utilizada por Paraguai e Brasil. Ela está localizada na fronteira desses dois países, no Rio Paraná. As construções foram iniciadas em 1975 e concluídas em 1982, os dois países cooperaram entre si para construir.
1. Usina de Três Gargantas – China (18.200)

A Usina de Três Gargantas, no rio Yangtze, além de ser a maior hidrelétrica do planeta, tem duas funções importantes: primeiro, ajuda a controlar as inundações causadas pela dinâmica fluvial na região e, segundo, ela colabora para a facilitação do transporte hidroviário ao longo do Yang Tsé. O início das obras foram iniciadas em 1993, e em 2012, foi concluída.
Por fim, você também pode gostar: As 10 estradas mais perigosas do mundo