Querendo saber a melhor opção para o banheiro do seu bichinho? Veja aqui as melhores areias sanitárias para gatos!
A verdade é que quem escolhe a melhor areia é o gato, pois é ele que vai usar a caixinha, mas a boa notícia é que dá para adaptar bem o bichana em um granulado que seja bom para ambos (gato e tutor). Fizemos uma lista das melhores areias sanitárias para gatos para você conhecer os prós e contras de cada uma delas.
1- Sílica

Uma das melhores opções de areias para gatos, principalmente se você for um tutor ocupado. A areia de sílica tem um excelente controle de odor, não forma lama no fundo da caixinha e não exige troca ou limpeza diária. Com a areia de sílica o tutor só precisa retirar as fezes diariamente e a cada 20 a 30 dias trocar toda a areia da caixinha e lavá-la.
Existe a opção de cristais grandes e microcristais e isso vai da preferência do tutor e do bichano. Há rumores sobre essa areia ser tóxica, machucar as patinhas e causar problemas respiratórios, mas isso é um MITO. A areia sanitária de sílica é produzida especialmente pensando na saúde e bem-estar dos bichanos, só tome o cuidado de nunca, jamais utilizar outro tipo de sílica para essa finalidade.
Quanto ao preço, a areia de sílica é uma das mais caras do mercado, porém rende muito mais que outros granulados, resultando no mesmo valor a longo prazo.
2- Granulado de Madeira

Muito comum em gaiola de roedores, o granulado de madeira também é uma ótima opção para os bichanos. Com um bom custo benefício e ótimo controle de odor, esse granulado exige retirada diária das fezes e que o tutor peneire diariamente separando os grânulos para descartar o pó que se forma em contato com a urina, do contrário pode ocorrer odor forte ou sujeiras pela casa.
Fazendo o procedimento correto a areia de madeira rende mais que o granulado comum, evita mal cheiro e pegadas felinas pelo chão e móveis.
3- Areia biodegradável

Essa nos ganha muito pelo fator ecológico, mas também tem uma boa formação de torrões em sua maioria e podem ser descartadas em vaso sanitário. Tem um bom controle de odor desde que retirado as fezes e os torrões de xixi de uma há duas vezes ao dia pelo menos. São feitas de milho e mandioca com granulações variadas.
4- Argila

Uma das mais acessíveis do mercado em termos de preço, a areia de argila é a mais comumente encontrada e pode ser uma escolha acertada, caso você escolha uma marca boa.
Recomendamos que você escolha uma que tenha algum controle de odor para evitar mal cheiro, pois está é uma das areias mais suscetíveis à esse efeito colateral. Além disso, procure saber se há formação de torrão firme para facilitar a limpeza da caixinha que deve ser feita de 1 a 2 vezes ao dia pelo menos e lavada 1 vez na semana. Além disso, a depender da marca você poderá se deparar com a famosa lama no fundo da caixinha e não fique surpresa se descobrir pegadas pela casa.
Independente do granulado que escolher…
Para uma melhor adaptação troque a areia aos poucos ou somente em uma das caixinhas da casa, que deve ser sempre o número de gatos +1. Caso seu gato não se adapte a um granulado específico cabe você testar outra opção que seja boa para ambos, porque afinal, a prioridade de escolha é sempre do bichano.
Então, me conte: Qual dessas melhores areias sanitárias para gatos você usa no dia a dia?
Por fim, leia também: 10 curiosidades sobre gatos que você ainda não conhecia