Antes de mais nada, uma das mudanças mais notáveis no mercado de trabalho durante a pandemia foi a adoção de home office ou planos híbridos que criaram novas dinâmicas de negócios. Hoje, “trabalho” não significa necessariamente estar dentro das quatro paredes de um escritório. Por exemplo, o funcionário pode estar na floresta amazônica, de frente para uma praia na Costa Rica ou em uma antiga vila em Portugal.
É com base nesta tendência global que a KAYAK lançou este mês o Travel and Work Index, que classifica 111 países com base em dois aspectos principais: oportunidades de viagem e condições de trabalho confortáveis.
A pesquisa está dividida em seis categorias que os usuários podem consultar de acordo com suas prioridades: melhores viagens, preços locais, saúde e segurança, infraestrutura de trabalho remoto, vida social e clima. Há também uma classificação baseada no fuso horário que melhor corresponde ao Brasil. Nesse sentido, os melhores países para viajar e trabalhar são Portugal, Espanha, Malta, Costa Rica e Panamá.
“Os nômades digitais, que já eram uma tendência antes da pandemia, agora se multiplicaram. Tanto as empresas quanto os funcionários navegaram nesse novo cenário e perceberam que é completamente viável. Esse estilo de vida tende a crescer ainda mais. Algumas pessoas simplesmente não querem trabalhar em um escritório”, diz Carolina Montenegro, vice-presidente Latam do KAYAK.
Para Carolina, o diferencial do índice é que o viajante tem a possibilidade de avaliar cada categoria e decidir o que é mais importante para que ele possa trabalhar e viajar ao mesmo tempo. “Talvez alguém possa pensar: eu não preciso de 4G, mas o que eu quero é estar no meio da floresta Amazônica. Depende do profissional, e eles podem tomar essas decisões com base no mapa de viagens e nas diferentes categorias que temos lá”, afirma.
O Brasil está bem no filme. O país foi considerado o melhor lugar para trabalhar e viajar na América Latina e Caribe. “O país foi bem por alguns motivos: preços locais, porque há realmente ótimos lugares para visitar e porque o clima é incrível, nenhum país consegue superar”, analisa Carolina.
Veja aqui os melhores destinos para trabalhar viajando:

Melhores lugares para trabalhar
No mundo: Portugal
Europa: Portugal
América Central e do Norte: Costa Rica
América do Sul e Caribe: Brasil
Ásia/Pacífico: Japão
África e no Oriente Médio: Maurício
Melhores lugares para trabalhar de acordo com o fuso horário de Brasília (BR):
1. Portugal
2. Espanha
3. Malta
4. Costa Rica
5. Panamá
6. Romênia
7. Islândia
8. República Checa
9. Croácia
10. Alemanha
Melhores lugares para trabalhar de acordo com preços locais:
1. Romênia
2. Maurício
3. República Tcheca
4. Panamá
5. Portugal
6. Costa Rica
7. Espanha
8. Japão
9. Malta
10. Alemanha
Melhores lugares para trabalhar de acordo com saúde e segurança:
1. Portugal
2. Malta
3. Alemanha
4. Espanha
5. República Tcheca
6. Japão
7. Costa Rica
8. Romênia
9. Maurício
10. Panamá
Por fim, não saia antes de ler: Chapada dos Veadeiros: dicas de turismo para aproveitar a viagem.