A tecnologia evoluiu bastante com a chegada do século XXI, e, com isso, os efeitos visuais utilizados no cinema ficaram cada vez melhores. Algumas produções conseguem caprichar mais na hora de criar os efeitos, outras nem tanto. Entretanto, hoje iremos falar daqueles filmes que entraram para a história do cinema tamanha a qualidade das produções. Venha conferir os 10 melhores efeitos visuais do cinema das últimas décadas.
1. Avatar (2009)

Quando pensamos em qualidade técnica, Avatar é o primeiro nome que vem à nossa cabeça. Dirigido pelo renomado diretor James Cameron, o filme possui um dos melhores efeitos visuais do cinema das últimas décadas, além de ter ganhado o Oscar nessa categoria. Assim, não é à toa que Avatar é a maior bilheteria da história do cinema. Todo esse sucesso é devido ao longo trabalho que a equipe técnica teve, já que o filme demorou anos para ficar pronto.
Disponível em: Disney +
2. Trilogia Senhor dos Anéis (2001-2003)

Baseado nos livros clássicos de Tolkien, os filmes da trilogia de Senhor dos Anéis, dirigida por Peter Jackson, ainda é relembrada sempre que pensamos em efeitos visuais. Criaturas como o Gollum, são a prova de como a produção teve cuidado para criar as criaturas do mundo de Tolkien. Nesse sentido, todo o trabalho valeu a pena, já que a trilogia rendeu nada menos que 17 oscars, tornando-se a franquia mais premiada da história.
Disponível em: HBO Max
3. Blade Runner 2049 (2017)

Mesmo não sendo tão aclamado quanto o filme anterior, Blade Runner 2049 não podia faltar na lista. O longa não possui grandes novidades no quesito efeitos visuais, entretanto, o filme impressionou ao trazer Rachel, personagem que foi criada digitalmente usando um modelo de corpo como base. Além disso, o filme levou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.
Disponível em: Prime Vídeo, Netflix e Apple TV
4. Interestelar (2014)

É verdade que Interestelar usou mais efeitos práticos do que visuais, contudo, a presença dele na lista é inevitável, já que o filme faturou um Oscar. Além disso, o longa teve uma importância gigantesca, pois a equipe responsável pelo filme, desenvolveu um sistema que ajuda astrofísicos a entender fenômenos cósmicos.
Disponível em: HBO Max e Apple TV
5. Piratas do Caribe: O Baú da Morte (2006)

A franquia Piratas do Caribe é, sem dúvidas, uma das maiores da última década. Todos os filmes da franquia merecem estar presentes nessa lista, mas resolvemos colocar apenas o 2° filme. Protagonizado por Johnny Depp, o filme traz uma caracterização impecável do personagem Davy Jone, além de outros efeitos do filme que marcaram época.
Disponível em: Disney +
6. Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Para se fazer um filme de super-herói é necessário usar bastante efeitos visuais, e alguns filmes fazem isso muito bem, como é o caso de Guerra Infinita. Com uma indicação ao Oscar, o longa deu um show de efeitos visuais. Um exemplo disso é o CGI do Thanos, que ficou impressionante, assim como a batalha entre o vilão e o Doutor Estranho.
Disponível em: Disney +
7. Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)

Dirigido por Matt Reeves, Planeta dos Macacos: A Guerra soube trabalhar muito bem os efeitos visuais e surpreendeu a todos utilizando técnicas de captura de movimentos. Andy Serkis, que já interpretou o Gollum na trilogia do Senhor dos Anéis, deu vida a César, o protagonista da história. Planeta dos Macacos foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Efeitos Visuais, mas não conseguiu o prêmio, perdendo a estatueta para Interestelar.
Disponível em: Star +
8. Mogli: O Menino Lobo (2016)

A adaptação em live-action de Mogli: O Menino Lobo, dirigido por Jon Favreau, teve o desafio de colocar o ator Neel Sethi em um ambiente totalmente digital. Para aprimorar o design dos animais, foi usada a mesma técnica de Avatar, o que rendeu um Oscar para Mogli na categoria.
Disponível em: Disney +
9. As Aventuras de Pi (2012)

As Aventuras de Pi emocionou e chocou muita gente, mas o que também chamou a atenção foram os efeitos visuais, um dos melhores das últimas décadas. Para fazer o tigre, a equipe contou com um animal de verdade, a fim de entender seu comportamento e recriá-lo digitalmente. O trabalho foi tão bem feito que rendeu um Oscar na categoria.
Disponível em: Google Filmes
10. O Curioso Caso de Benjamin Button ( 2008)

Por fim, temos o filme do diretor David Fincher que inovou na época em que foi lançado. Na trama, um homem nasce idoso, e conforme passa o tempo, ele vai rejuvenescendo. Para conseguir um efeito mais realista, o diretor utilizou a técnica de captura emocional (feita especialmente para o filme), para que Brad Pitt ficasse mais realista. As expressões de Brad eram sobrepostas a outros atores, com o auxílio de computação gráfica. Como era esperado, o filme venceu o Oscar na categoria de Melhores Efeitos Visuais.
Disponível em: Apple TV e HBO Max
Menções honrosas para: Transformers, Mad Max, Gravidade, Jurassic World, Aquaman e Godzilla vs Kong.
Leia também: 10 estrelas de Hollywood que não nasceram nos EUA