É difícil definir quais são as melhores raças de cachorros, afinal, cada um possui a sua personalidade. Porém, podemos separar eles entre: opções de apartamento e opções de casas. Como casa, digo um ambiente com quintal.
A fim de abranger a todos os públicos, independente da idade, personalidade, preferência ou residência separamos de forma bem ampla as melhores raças de cachorros. Aqui você poderá achar raças perfeitas para apartamentos e para casas também. Lembre-se que cães de grande porte não são boas opções para apartamentos.
Assim, separamos aqui as 6 melhores raças de cachorros para você criar, descrevendo a personalidade de cada um. Confira!
1. Pug

Uma raça de porte pequeno e personalidade agradável. Ninguém resiste a uma carinha amassada, não é mesmo? O pug é uma ótima opção para apartamentos e vidas caseiras, mas lembre-se que ele precisa de certas atenções médicas ao longo da vida, por isso, esteja sempre preparado.
2. Golden Retrivier

O golden, sem dúvidas, nunca poderia ter uma vida feliz em um apartamento, exceto se o mesmo fosse muito espaçoso. Isso porque ele não é apenas uma raça de cachorro muito grande, mas também porque a sua personalidade é muito agitada. Os goldens costumam ser brincalhões e muitos ativos, precisando de atenção, espaço e passeios.
3. PitBull

Não se deixe enganar pelos dentes grandes e a má reputação que e espalhada por aí. Os pitbulls são os donos do sorriso mais lindo do mundo animal. Além disso, eles foram conhecidos por muitos anos como cães-babás, afinal, pais deixavam-os tomando conta de seus filhos quando saiam. Pitbulls são cães de porte médio e costumam ser bem pacíficos e calmos, claro que precisam de atenção e passeios, mas lidam bem com apartamentos também.
4. Labrador

Famosos por serem os cães usados para guiar pessoas com deficiência visual. Os labradores, porém, são comumente associados a cães mau-educados e muito agitados. Apesar do seu porte médio, um labrador precisa correr constantemente, passear muito e de alguém que brinque incansavelmente com ele. Assim, criar um cachorro dessa raça em apartamento não é uma boa ideia.
5. Pinscher

Uma raça a cara do Brasil e do brasileiro, afinal, conquista o coração de muitos. O pinscher é um cão famosíssimo pelo seu temperamento explosivo. Ele muitas vezes age de forma sentimental e pode ser agressivo, mas isso só ocorre em ocasiões onde se sente desconfortável ou ameaçado. Se trata de uma raça de cachorro de pequeno porte, que pode ser abrigada nas mais diversas residências, seja apartamento ou casas. Além disso, pelo seu pequeno tamanho, o seu transporte é facilitado.
6. Poodle

Uma das raças mais fofas de cachorro, literalmente. Isso porque ele possui uma pelagem de nuvem e um porte pequeno. Poodles são cães companheiros e até caseiros, a depender a personalidade de seus donos. Podem ser criados em casa ou em apartamentos sem problemas. Costumam ser bem leais e viver muitos anos. Porém, assim como o Pug, podem apresentar alguns problemas de saúde devido à raça, lembre-se de estar pronto para isso.
Além de conhecer melhor as raças dos cachorros, é importante definir o porte que você deseja. Por exemplo, se vive em um local com pouco espaço, dê preferência a opções como pug, pinscher ou poodle. No entanto, se você vive em uma casa ou apartamento grande, sinta-se a vontade para ter um pitbull. Entretanto, se desejar adquirir um golden ou um labrador, sugerimos que só o faça caso tenha uma casa com quintal.
Agora que você já conhece os melhores raças de cachorro para casas e apartamentos, está na hora de adquirir o seu próprio companheiro. Assim você poderá aproveitar para descobrir a sua personalidade pessoalmente.
Ademais, veja: Os 10 melhores desenhos animados de todos os tempos