Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre NFT. A sigla está sempre em alta nas notícias e vem chamando a atenção dos famosos, embora muita gente ainda não saiba o que é nem para que serve. Apesar de estarem em alta agora, os NFTs existem desde 2014. Dito isso, vamos explicar e tirar todas as dúvidas sobre os NFT. Confira!

O que é NFT?
Primeiramente, NFT é a sigla em inglês para “token não fungível”. Trata-se de um ativo digital único, que é registrado em blockchain (uma empresa de serviços financeiros de criptomoeda). Esses ativos possuem códigos de identificação únicos e exclusivos, com dados que o distingue de todos os outros. Ou seja, cada token é identificado por meio de um registro de transação exclusivo. Simplificando tudo isso, significa que não há dois NFTs iguais. NFTs podem representar objetos reais do nosso mundo e estar presentes em músicas, games e universo das artes.
Como funciona?
Os NFTs, como já dito, fazem parte do blockchain. Entretanto, outras blockchains podem fazer suas próprias versões de NFTs. O NFT é criado de objetos digitais que representam itens tangíveis ou intangíveis, podendo incluir jogos, vídeos, gifs, artes gráficas, skins de videogames, itens colecionáveis e música. É uma lista imensa do que pode virar NFT, podendo ser até mesmo um tuíte. Foi o que Jack Dorsey, o cofundador do Twitter, fez vendendo seu primeiro tuíte em forma de NFT por R$2,9 milhões de dólares, por exemplo.
Mas para que serve o NFT?
A NFT funciona como item de colecionador no formato digital. Ou seja, o comprador de uma NFT vai ter uma pintura em formato digital em vez de uma pintura a óleo real pendurada na parede. NFTs tem o direito de uso exclusivo, sendo permitido apenas ao usuário que comprou. O uso da blockchain facilita bastante a verificação da propriedade.
É uma forma única de monetizar produtos. Assim, artistas e criadores de conteúdo veem os NFTs como uma grande oportunidade, não precisando mais depender das galerias e casas de leilão para vender sua arte. O artista pode vender sua arte diretamente para o consumidor desse produto. Além disso, esses artistas ainda podem acompanhar sempre que sua arte for vendida para novos proprietários, ele recebe uma porcentagem das vendas.
Como comprar?
Agora, se você deseja começar sua coleção de NFT, é preciso entender alguns pontos. Primeiramente, é necessário ter uma carteira digital que permita o armazenamento de NFTs e criptomoedas. Isso significa que você vai precisar comprar criptomoedas, como a Ether, por exemplo, para conseguir pagar a compra de um NFT. Para adquirir criptomoedas, é necessário um cartão de crédito para realizar a compra em plataformas como PayPal, Kraken, Coinbase e eToro.
É importante lembrar que são cobradas taxas por essas transações. As corretoras de criptomoeda cobram pelo menos uma porcentagem do valor da transação quando algum usuário compra criptomoedas. Dito isso, você pode começar a procurar sua NFT de interesse e realizar a compra.
Agora você já sabe o que é NFT. Gostou? Deixe seu comentário.