A cidade de Curitiba é conhecida por ser bem organizada, ter bastante área verde e ser acolhedora para os turistas. Se você está planejando visitar a cidade, pegue seu casaco e confira aqui o que fazer em Curitiba gastando pouco ou quase nada.
1. Centro Histórico de Curitiba

O Centro Histórico de Curitiba marca o lugar onde a cidade nasceu. A área preserva o registro histórico da pequena vila de Curitiba, sendo nesse sentido uma ótima maneira de começar a conhecer a região. Além disso, é possível passear pelas ruas de paralelepípedos e conhecer casas coloniais dos séculos XVIII e XIX.
2. Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um dos melhores espaços de arte de Curitiba. Também conhecido como Museu do Olho entre os cariocas, o MON oferece exposições permanentes e itinerantes. A coleção inclui nomes como Di Cavalcanti, Andy Warhol, Tarsila do Amaral, Caribé, Candido Portinari, Tomie Ohtake, Helena Wong, por exemplo.
3. Feira do Largo da Ordem

É ainda mais divertido passear no Centro Histórico de Curitiba no domingo, onde é realizada a popular feira do Largo da Ordem, especializada em comida gourmet e antiguidades. Esse é um ponto obrigatório para quem não sabe o que fazer em Curitiba. A área do centro histórico é repleta de lojas, bares e restaurantes, além do Memorial de Curitiba. O local é movimentado ao entardecer nos finais de semana.
4. Parques

Os parques de Curitiba são uma das principais atrações da cidade. E estamos falando de parques no plural, pois na capital do estado do Paraná há sim muitos espaços verdes para moradores e turistas passearem. A cidade oferece a cada habitante mais de 60 metros quadrados de área verde, espalhados por mais de 30 parques e florestas. Curitiba, conhecida como a cidade verde, transformou um antigo problema de enchentes em destino turístico.
Nesse sentido, lagos e parques foram construídos para conter a água da chuva, e hoje embelezam a cidade e atraem muitos turistas. O melhor de tudo: entrada gratuita nos parques e bosques de Curitiba.
5. Jardim Botânico

Não exageramos quando dizemos que o Jardim Botânico de Curitiba é um grande cartão postal da cidade. Uma impressionante cúpula de vidro adorna o coração do parque, cujo design foi inspirado no Crystal Palace de Londres e atrai multidões de visitantes para apreciar as vistas dos jardins internos e externos. Os passeios podem durar um dia inteiro, dependendo do quanto você deseja relaxar e aproveitar a vegetação.
6. Mercado Municipal

Para conhecer mais sobre os costumes e a culinária local, vale a pena visitar o Mercado Municipal de Curitiba. Só assim podemos compreender a alma de uma cidade e, ao mesmo tempo, saborear as especialidades locais. No mercado municipal, vale a pena comprar produtos para levar para casa ou para presentear alguém, por exemplo. O Mercado Municipal é obrigatório para quem não sabe o que fazer em Curitiba.
7. Parque Barigui

As capivaras viraram marca registrada de Curitiba e hoje ocupam espaço no Parque Barigui, que ocupa uma área de 1,4 milhão de metros quadrados. Os animais são fáceis de encontrar ao caminhar ao longo do lago ou do rio Barigui. Para os amantes de esportes, é possível pedalar pela ciclovia e até mesmo correr na bela pista do parque, que é considerada uma das maiores da cidade nesse sentido.