Antes de mais nada, você já deve ter ouvido falar do Parque do Ibirapuera, o parque mais famoso da cidade de São Paulo. Perfeita para a prática de esportes e lazer, a área possui magníficas áreas verdes e, além disso, é o pulmão de São Paulo. Confira aqui o que fazer no parque Ibirapuera.
1. Pavilhão Japonês

Nesta área que homenageia a cultura japonesa, você encontrará um salão nobre e uma bela casa, e, além disso, há um depósito para a preparação de cerimônias do chá. Não perca o belo lago com carpas e o jardim ao redor da casa.
2. MAM – Museu de Arte Moderna

O primeiro museu de arte moderna da América Latina está localizado no Parque Ibirapuera. Projetado por Lina Bo Bardi em 1948, já recebeu exposições de arte brasileira e internacional e abriga um acervo de 5.000 obras. Você também pode assistir às aulas no MAM e ter acesso a um cinema, biblioteca, loja, auditório e restaurante.
3. OCA

O Pavilhão Lucas Nogueira Gases, também conhecido como OCA, ocupa uma área de 10.000 metros quadrados e abriga diversas exposições itinerantes. Antigamente abrigava o Museu de Aviação e Folclore e chamava a atenção por sua arquitetura assinada por Oscar Niemeyer, em 1954.
4. Jardim de Esculturas

O Jardim de Esculturas possui um acervo de 30 obras de artistas brasileiros, distribuídos entre MAM, Bienal e OCA, abrangendo uma área total de 6.000 metros quadrados. Contando com o paisagismo do icônico Burle Marx, a arte foi assinada por artistas do século XX como Carlos Alberto Forjados, Amílcar de Castro e Emanoel Araújo. É bastante coisa para ver, porém, entre a Marquesa e a OCA você encontrará um mapa fixo com a localização de todas as obras, o que te ajudará bastante nesse sentido.
5. Bienal

A Bienal foi criada em 1962 por Ciccillo Matarazzo para abrigar o maior arquivo histórico de arte moderna e contemporânea da América Latina. Além disso, o local busca promover atividades como cursos, visitas guiadas, palestras e seminários, visando assim estimular o interesse pela criação cultural e artística.
6. Auditório

O Auditório Ibirapuera foi criado em 2005 por Oscar Niemeyer para receber eventos culturais e musicais, oferecendo uma programação semanal diversificada. Além disso, o edifício tem um palco para concertos ao ar livre e uma escola de música.
7. MAC – Museu de Arte Contemporânea

O MAC está localizado fora do parque, mas acessível pelo portão 3, e abriga cerca de 10.000 obras de artistas famosos como Tarsila do Amaral, Pablo Picasso, Portinari, Di Cavalcanti, entre outros. O local também conta com exposições temporárias de artistas brasileiros e estrangeiros. Os visitantes podem usar a biblioteca e loja no local e fazer uma visita guiada ao edifício.
8. Planetário Professor Aristóteles Orsini

Visitantes de todas as idades podem visitar o planetário inaugurado em 1957 com atividades voltadas para a astronomia. O edifício é um importante centro de educação, cultura e lazer, e hoje é considerado patrimônio histórico, científico e cultural da cidade.
9. Museu Afro Brasil

Inaugurado em 2004, o Museu Afro-Brasileiro conta a história da cultura afro-brasileira como identidade nacional a partir de uma perspectiva negra. O acervo abriga mais de 3.000 obras, entre pinturas, gravuras, livros, esculturas, fotografias e vídeos relacionados ao assunto.
10. Escola de Astrofísica

A escola possui uma biblioteca especializada em ciências, promovendo exposições, observações telescópicas, palestras e aulas bienais.
Veja mais: África do Sul – 10 passeios que você não pode deixar de fazer