Os 10 vulcões mais ativos do mundo

-

Os vulcões são uma manifestação absoluta das forças da natureza, sempre fascinando e aterrorizando. Eles são um resultado direto do movimento constante do nosso planeta e existem em todos os continentes – então pode não ser difícil viajar e encontrar um deles. Confira aqui os 10 vulcões mais ativos do mundo.

1. Vesúvio (Itália)

O Monte Vesúvio é um dos vulcões mais famosos do mundo. Devido à sua erupção, em 79 d.C., duas importantes cidades italianas desapareceram completamente durante séculos: Pompeia e Herculano. Hoje, visitar as ruínas de Pompeia é uma das principais excursões para quem viaja a Nápoles ou à Costa Amalfitana. 

2. Etna (Itália)

O Monte Etna é o maior vulcão da Europa, um dos vulcões mais ativos do mundo e um dos símbolos importantes da região da Sicília na Itália. O vulcão tem 3.329 metros de altura e possui várias crateras, das quais apenas algumas podem ser visitadas de perto. 

3. Mount Rainier (Washington)

O Monte Rainier é um dos maiores ícones do estado de Washington, e Seattle é sua maior cidade. Com 4.392 metros, o vulcão é um dos maiores e mais ativos vulcões dos Estados Unidos. Mas não há motivo para se preocupar: os pesquisadores monitoram a atividade de Rainier o tempo todo e, por enquanto, não há risco de passear ao pé do vulcão gigante.

4. Lassen Peak (Califórnia)

Lassen Peak é o vulcão mais ativo nas Montanhas Cascade do oeste dos Estados Unidos. Símbolo do estado da Califórnia, este vulcão se eleva a 3.187 metros e é cercado por uma rica flora e fauna. Para chegar ao cume, é preciso caminhar cerca de quatro quilômetros de trilhas.

5. Mount Kilauea (Havaí)

Kilauea é o vulcão mais ativo do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí e a razão pela qual milhares de turistas visitam a área todos os anos. Com alguma sorte, sua lava pode ser vista à distância fluindo para o oceano ou brilhando na enorme cratera no topo do vulcão. Sua última erupção ocorreu há pouco tempo, em dezembro de 2020.

6. Sakurajima (Japão)

Sakurajima é um vulcão ativo localizado a leste de Kagoshima, a cidade central do Japão. Sua última grande erupção ocorreu em 1914, mudando drasticamente a geografia da região. Para os turistas que querem ver o vulcão de perto, há dois mirantes na base do Monte Sakurajima.

7. Fagradalsfjall (Islândia)

Provavelmente, você deve ter ouvido falar sobre este vulcão recentemente. Isso porque Fagradalsfjall, cerca de 40 quilômetros a sudoeste da capital da Islândia, Reykjavik, entrou em erupção em 19 de março de 2021, atraindo um grande número de turistas. E recentemente, o vulcão, para desespero de moradores, entrou novamente em erupção.

8. Popocatépetl (México)

Popocatepetl é um vulcão ativo a cerca de 70 quilômetros a sudeste da Cidade do México. Seu nome significa “pico enfumaçado” em asteca, e seu cume, a 5.426 metros acima do nível do mar, é o segundo vulcão mais alto do México depois do Pico de Orizaba.

9. Cotopaxi (Equador)

O Vulcão Cotopaxi é uma das principais atrações para quem visita Quito, no Equador. Com 5.897 metros de altura, é o segundo maior vulcão do país e um dos mais visitados. Você não precisa ser um especialista em escalada para ver o Cotopaxi de perto. A maior parte da subida do vulcão pode ser feita de carro.

10. Villarrica (Chile)

Villarrica é o mais ativo dos mais de 90 vulcões do Chile e um grande símbolo da cidade de Pucon. Muito grande: o vulcão tem 2.800 metros de altura e fica coberto de neve o ano todo. Chegar ao topo é o principal objetivo de muitos aventureiros que visitam esta bela região do Chile.

Veja também: Quais os menores países do mundo?

Posts relacionados

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga-nos

410SeguidoresSeguir
Publicidade

Mais posts