Sabe aquelas histórias que nos fazem sonhar? Então venha conhecer aqui nossa lista dos melhores contos de fada!
Eles foram contados, transformados, publicados, adaptados para o cinema e encantaram gerações. Seja qual for a versão que conheça deles, com toda certeza essa lista contém os melhores contos de fada.
1- A Bela e a Fera

O clássico que nos ensinou a não se enganar pelas aparências. A Bela e a Fera conta a história de uma dama de notável beleza que para pagar uma dívida de seu pai vai morar com uma fera de aparência monstruosa, porém coração gentil. Através do amor verdadeiro a verdadeira face da fera é revelada como um lindo príncipe que um dia foi amaldiçoado.
2- A Bela Adormecida

Não convidar uma fada para o nascimento de uma princesa pode ser uma ideia bem ruim. A pobre Aurora foi amaldiçoada por essa fada má pela ofensa e cairia em sono profundo em seu décimo sexto aniversário. Há diferenças do conto original para o mais famoso, no qual a princesa desperta com um beijo de amor verdadeiro.
3- Branca de Neve e os 7 anões

Tal qual “A Bela Adormecida” este conto também tem algumas versões. Na mais conhecida, Branca de Neve que recebeu esse nome por seu branca como a neve perde o pai ainda menina e sofre com a inveja da madrasta. A assim denominada “Rainha Má” manda um caçador matar a pobre Branca, porém seu coração é tão puro que ele não tem coragem e a manda fugir. A menina então vai para a floresta onde encontra a casa dos sete anões que a recebem. No entanto, as tentativas da madrasta não cessam e ela disfarçada de uma velha oferece a enteada uma bela maça vermelha envenenada. A menina cai em sono profundo, mas os anões não têm coragem de enterrá-la e por fim Branca é despertada por um beijo de um belo príncipe que estava passando por lá.
4- Cinderela

Cinderela é outra que sofre nas mãos de uma madrasta malvada, mas essa ainda conta com mais duas irmãs postiças para perturbá-la. Quando o príncipe dá um baile no palácio e diz que toda mulher solteira deve comparecer, a madrasta, invejosa pela beleza de Cinderela, cria inúmeras tarefas impossíveis para que ela não consiga ir ao baile. A garota, no entanto, conta com a ajuda de uma árvore encantada ou uma fada madrinha – a depender da versão – para ir até o castelo. Lá ela dança com o príncipe, mas só pode permanecer até a meia-noite quando o feitiço estará desfeito e ela voltará às vestes de empregada que era obrigada a usar. Ela deixa, no entanto, um sapato para trás que é o que fará o príncipe encontrá-la.
5- Chapeuzinho Vermelho

A menina tem como tarefa levar os doces para a vovozinha, mas encontra um lobo pelo caminho bastante interessado em devorar as guloseimas – e a menina também. Sendo assim, quando ela diz para onde está indo o lobo é mais rápido e vai até a casa da velha senhora a devorando e tomando seu lugar fantasiado de vovó. Daí que se segue o conhecido diálogo: “Que orelhas grandes você tem vovó…” “É para te ouvir melhor”. Até que a garota é salva por um caçador que inclusive retira a vovozinha inteira da barriga do lobo – para espanto de muitos.
6- João e Maria

Esse conto de fadas na verdade é um tanto melancólico, mas a saber, as versões também variam muito. João e Maria são filhos de pais muito pobres que não tinham como criá-los, sendo assim eles os pedem para buscar lenha na floresta na esperança que acabem se perdendo. Os dois irmãos acabam encontrando uma casa feita de doces com uma senhora que a princípio parece muito amigável e os deixa à vontade para comerem quanto quiserem. No entanto, a intenção da senhora – que é uma bruxa – é engordá-los para depois comê-los – sim, o canibalismo era bem normalizado em contos de fadas. Os meninos acabam descobrindo seu plano macabro e em um momento de distração jogam a velha no fogo ficando livres dela.
7- O Patinho Feio

O patinho feio não era como seus irmãos, tinha um pescoço mais longo, era cinza ao invés de amarelo o que o tornava motivo de zombaria entre eles. Até que quando ele cresceu se tornou um belo cisne e foi para perto de sua verdadeira família. Uma história sobre como às vezes não há nada de errado conosco, somente estamos convivendo com as pessoas erradas. Uma lição sobre como o mundo trata o que é diferente e aquele que não se encaixa.
8- O gato de botas

Era uma vez três irmãos cujo o pai estava para morrer e decidiu dividir de antemão a herança entre os filhos. O primeiro ficou com o dinheiro, o segundo com as propriedades e o caçula com um gato. O jovem rapaz ficou inconformado com a injustiça, mas seu pai lhe garantiu que este havia ganhado a melhor parte da herança. Este gato na verdade era encantado e muito inteligente e garantiu ao rapaz um bom casamento com uma princesa e até mesmo a moradia em um castelo.
9- Rapunzel

Quem não conhece a história da garota que vivia trancada em uma torre? Rapunzel era prisioneira de uma bruxa que todas as vezes que queria subir gritava “Rapunzel, jogue seus cabelos!” Até que um belo dia um príncipe fascinado pela voz da moça faz as vezes da bruxa e pede que ela jogue seus cabelos. Eles acabam se apaixonando e depois de muito esforço conseguem se livrar da malvada e ficarem juntos.
10- A Pequena Sereia

A pequena sereiazinha se apaixona por um humano, um príncipe e faz um acordo com a bruxa do mar para viver seu amor. Em troca da sua voz, a bruxa lhe dá pernas para que esta vá até a superfície e tente fazer o príncipe se apaixonada por ela em três dias, caso não ela viraria espuma do mar. No conto original de Hans Christian Andersen o rapaz já estava comprometido com uma parceira humana e a pobre sereia acaba tendo seu final trágico. Relatos afirmam que essa história é uma referência a vida real do próprio escritor que sendo homossexual estava apaixonado por um amigo que correspondia esse amor, mas pela pressão da época acaba se casando com uma mulher. Hans seria, portanto, a própria pequena sereia em sua analogia.
Gostou da nossa lista de melhores contos de fada? Então conta pra gente qual o seu favorito!
Leia também: Filmes da Disney: os 10 melhores