O termo “pele de vidro” pode até ser novo para você, mas tenho certeza que você já viu vários por aí. Hoje, o Blog Sabe Tudo explica o que é, quais os tipos e as vantagens da pele de vidro. Confira!
Pele de vidro é o termo utilizado para descrever as fachadas de vidro. Normalmente, elas são usadas em médias e grandes construções. Muito comum na fachada de prédios, muitos também a conhecem como sctructural glazing ou fachada cortina.
A fachada de vidro é muito comum atualmente. Além disso, a sua principal característica é não deixar aparente as estruturas de alumínio. Assim, dá a impressão de ser uma placa completa apenas de vidro.
Vantagens e desvantagens da pele de vidro
A principal vantagem da pele de vidro, além da estética, é a economia de energia. Uma vez que ela permite que a luz solar entre à vontade, a necessidade do uso de luz artificial irá cair significativamente.
Além dessa principal, existem muitas outras vantagens em utilizar essa estrutura. Confira as principais delas:
- Conforto térmico: a utilização do vidro certo pode deixar o ambiente com a temperatura mais confortável;
- Cortinas: quem opta pela estrutura de pele de vidro não precisa utilizar cortinas. A película fumê é totalmente capaz de controlar a entrada de luz excessiva;
- Isolamento acústico: a pele de vidro diminui a entrada de barulhos, o que é importante para construções em grandes centros;
- Selos de sustentabilidade: a empresa que utiliza a estrutura pode obter selos de sustentabilidade, uma vez que a pele de vidro diminui o consumo de energia.
São muitas as vantagens obtidas ao optar por essa estrutura. Mas como nada na vida é flores, existem algumas desvantagens. Por isso, confira as principais desvantagens da pele de vidro:
- Custo: Por ser uma estrutura que traz muitos benefícios, os custos de instalação são altos. Além disso, os seus materiais de fabricação não escassos no Brasil, o que diminui a oferta e aumenta o preço;
- Limpeza: Limpar vidros não é muito difícil. Mas pode se tornar um desafio quando falamos de estruturas altas, como os prédios;
- Profissional especializado: encontrar um profissional especializado não é tão fácil no Brasil. Isso porque as estruturas precisam de cálculos específicos e bem feitos para o projeto ser bem executado.
Tipos
Os tipos de pele de vidro podem ser diferenciados através de sua espessura, tamanho e cor do fumê. Além disso, a sua classificação se dá, principalmente pelo modo de instalação.
O tipo de montagem Stick ou Grid é todo feito no canteiro de obras. Primeiro, a montagem da estrutura metálica é feita para montar a estrutura. Em seguida, os vidros são colocados no lugar por profissionais especializados.
Já a montagem chamada Unitizada é aquela realizada na fábrica. Ou seja, quando chegar na obra, basta posicioná-las no local desejado e fazer o encaixe das peças.
Por fim, o tipo Híbrido utiliza os dois formatos anteriores. Em cada momento observa-se uma necessidade e então há a escolha do tipo Stick ou Unitizado.
Agora que você já aprendeu o que é pele de vidro, escreva nos comentários o que achou! Já viu alguma estrutura dessa por aí?