As pessoas para ter e manter em sua vida nem sempre farão parte de sua família. Este é o primeiro entendimento que você deve ter. Afinal, a dinâmica das famílias costuma ser tão complexa que algumas, simplesmente, não “funcionam” reunidas, restando apenas a simbólica união.
Por isso, tenha em mente que é preciso estar atento e de coração aberto para nutrir outras referências e estreitar outros vínculos. Por vezes, amizades e relacionamentos amorosos ganham contornos familiares e é preciso saber quando tomar essas relações como nossas principais referências de afeto. É preciso saber o que você atrai e buscar atrair pessoas que te façam querer ser melhor a cada dia, e isso independe de essas pessoas serem ou não de sua família “de sangue”.
Pensando nisso, reunimos aqui 5 tipos de pessoas para ter e manter em sua vida. Ao lado delas, se estiver disposto, você só terá a ganhar! Confira!
1. Pessoas que te apoiam
Conviver com pessoas que te apoiam é indispensável ao seu crescimento pessoal e até profissional, sabia? Isso porque, quando nos sentimos acreditados, nosso potencial tende a se expandir. Por isso, é possível perceber como são mais seguras de si as pessoas que tiveram pais incentivadores. Afinal, todo mundo precisa se sentir capaz e, às vezes, esse sentimento depende de fatores externos, como apoio e acolhimento.
Por isso, busque sempre estar perto de pessoas que façam questão de estar presentes no caminho e que tomem como delas as decisões que somente caibam a você.
2. Pessoas que te corrigem
Estar ao lado de pessoas que te apoiem é maravilhoso e importante, mas ter por perto pessoas que não tenham receio de te corrigir talvez seja mais crucial ainda para o seu crescimento. Isso porque, sejam amigos, pais, mães, irmãos ou namorados, quem quer te ver bem não hesita em te corrigir.
Por isso, sempre que alguém próximo te fizer alguma correção, tenha humildade para ouvir, entender e refletir sobre. Assim, você poderá crescer e ser o que você quiser.
3. Pessoas com escuta ativa
Uma das características mais desagradáveis de alguém é incapacidade de ouvir. Você já conheceu alguém que, simplesmente, não escuta? Alguém que fique somente esperando a vez dele de falar? Isso é muito comum, sobretutdo em dias atuais, em que a combinação do excesso de amor próprio com a alienação proporcionada pelos celulares resultou numa geração de pessoas cuja presença, pensamento e atitudes são virtuais.
Essas pessoas são incapazes de ouvir você e se colocar dentro da sua pauta. Apenas esperam a hora delas de falar e, quando falam, sempre se utilizam como referência. Isso fará com que você se sinta conversando com uma porta.
Por isso, busque ter e manter em sua vida pessoas que saibam te ouvir, que saibam desenvolver uma conversa com você e que queiram estar realmente presentes.
4. Pessoas com o mesmo objetivo que você
Principalmente se você já tem um propósito, é indispensável ter e manter em sua vida pessoas que tenham objetivos parecidos com os seus. Isso porque é dessa forma que você se motiva, vendo pessoas buscando seus sonhos e fazendo o que tem que ser feito. Ao invés de se ter inveja ou despeito, você terá essas pessoas como referências.
Por isso, esteja sempre por perto de pessoas que busquem o mesmo que você, seja um projeto de trabalho, de relacionamento pessoal, de família… Compartilhe e amplie os valores que você considera importantes.
5. Pessoas mais experientes que você
Ter e manter em sua vida pessoas mais experientes que você é algo que te fará querer avançar mais e mais. Isso, por si só, já faz com que você avance e se desenvolva como pessoa, como profissional, como filho, como marido, como pai, etc. Por isso, experimente olhar para o lado. Tenha o discernimento necessário para romper com valores “ruins” passados por seus pais e busque valores novos.
Busque, enfim, estar próximo de pessoas que já tenham percorrido o caminho que você pretende percorrer. Assim, você poderá se antecipar a potenciais barreiras, evitando retrocessos em sua caminhada.