As pessoas que você deve afastar da sua vida podem fazer parte do seu ciclo de amizade, de trabalho, ou mesmo familiar. Sim, infelizmente, é muito comum que entes da nossa própria família acabam se tornando pessoas com as quais não valha a pena viver.
Pensando nisso, reunimos para vocês os 5 tipos de pessoas que você deve afastar da sua vida. Isso, é claro, se quiser crescer e ter uma vida mais sadia e próspera. Se for o seu caso, então, venha conferir!
1. Pessoas que diminuem suas dores
Sabe quando você está desabafando com uma pessoa sobre um problema seu e tudo o que ela te responde é: “e eu que vivi isso e ainda não podia contar a ninguém?”. Esse é o tipo exato que, ainda que não seja intencional, irá diminuir a sua dor, sobrepondo a dela.
Você deve se afastar desse tipo de pessoa porque elas farão você se sentir culpado ou culpada por nutrir um sentimento que, em geral, é legítimo. Por isso, pense bem: se você puder ter um acompanhamento psicoterapêutico, priorize a escuta desses profisssionais. É mais justo consigo.
2. Pessoas que diminuem você
Clássica variação de pessoas tóxicas, as pessoas que te diminuem podem fazer isso de forma explícita ou velada. Por exemplo, você já foi vítima de um “elogio negativo”? É mais ou menos assim: imagine que você era uma pessoa carente e, depois de crescer na vida, alguém, a fim de te elogiar, diga algo do tipo: “quem diria, hein? vivia como um mendigo…”. Percebe a grosseria de falas dessa natureza?
Há também pessoas que te diminuem de forma explítica, não é? Falando de sua aparência, de seu trabalho, de suas escolhas… São pessoas que você deve afastar da sua vida, urgentemente, sob o risco de, em algum momento, passar a acreditar no que elas falam de você.
3. Pessoas que não te apoiam
Meio óbvio, não é? Ter ao seu lado pessoas que não te apoiam só gera desgaste e ansiedade. Por isso, procure estar sempre próximo de pessoas que te respeitem a ponto de apoiar suas escolhas. Ou, pelo menos, de não dificultar a sua vida em razão delas.
Mas não deixe de ter em mente que ter ao seu lado pessoas que te apoiem é muito bom, mas não é imprescindível para sua realização. Afinal, se você tem objetivo e condições de alcançá-lo, banque suas escolhas e se afaste de quem te faça duvidar delas.
4. Pessoas autocentradas
Analise a seguinte situação: você compartilha uma história com uma pessoa, seja uma conquista ou mesmo um perrengue. A pessoa ouvinte, ao invés de ouvir e responder de forma pertinente, falando sobre o que compartilhou, responde falando de si mesma. Geralmente, se utilizando como exemplo. Se você parar para reparar, essas pessoas, simplesmente, não ouvem. Estão apenas esperando a vez delas de falar.
Outro hábito muito comum de pessoas autocentradas é ficar mexendo no celular toda em que o assunto da conversa não é sobre elas ou sobre algo que elas conheçam. São pessoas que você deve afastar da sua vida, simplesmente, porque não há troca. Você terá sempre a sensação de estar falando para uma porta.
5. Pessoas que falam mal dos outros
Geralmente, pessoas que falam dos outros para você, falam mal de você para os outros. É uma conta muito simples e, facilmente, atestável no dia a dia. Por isso, seja por que ouvir fofoca não te oferece nada construtivo, seja por uma questão de confiança, se afaste de pessoas assim.
E, é claro, também não seja assim, não é? Não é legal para você, que fala, nem para a pessoa de quem se fala. Ter uma conduta ética faz parte das características de uma pessoa bem sucedida.