Anjos de Deus: quais os principais anjos divinos?

-

Os anjos são seres celestiais com habilidades e poderes sobre-humanos. Eles são seres espirituais que servem a Deus. De modo geral, seu papel é ajudar, orientar e proteger as pessoas. Em latim, angelus significa “mensageiro”. Ou seja, os anjos são mensageiros de Deus. 

Alguns são vistos na Bíblia e outros são encontrados nos textos de outras tradições religiosas, como o judaísmo e o islamismo. Como você irá ver, muitos anjos se dedicam a ajudar a humanidade. Confira aqui os principais anjos divinos

3 armas fortes de São Miguel Arcanjo

Miguel

No topo da hierarquia celestial, fica o Arcanjo Miguel, que aparece em vários capítulos da Bíblia. Por exemplo, em Daniel 12:1 ele é descrito como o “Grande Príncipe”, que garante a proteção dos judeus. Já em Apocalipse 12, descobrimos que Miguel comandou o exército celestial na grande batalha da expulsão de Satanás e seus anjos rebeldes do céu. Em hebraico, Mi-ka-el (que deu origem ao nome Miguel) significa “quem é como Deus”.

Gabriel

Assim como Miguel, o Arcanjo Gabriel também tem algumas citações na Bíblia. Para os cristãos, a mais importante certamente é aquela em que o Arcanjo avisa a Maria que ela será a mãe de Jesus. Gabriel é enviado por Deus à cidade de Nazaré, na Galileia, e diz à Maria que ela dará à luz o “filho do Altíssimo”, cujo “reino não terá fim” (Lucas 1). Sendo assim, Gabriel é visto entre os cristãos como o portador das boas-novas, aquele que anuncia as revelações divinas.   

Rafael 

No Livro de Tobias, um dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento da Bíblia católica, o Arcanjo Rafael viaja com Tobias a Ragés, na região Média. 

Não só Tobias conseguiu recuperar parte do dinheiro que pertencia a seu pai, mas através da intervenção de Rafael, ele libertou Sarah dos demônios, e Tobias acabou se casando com ela. Além disso, por sugestão de Rafael, Tobias conseguiu curar a cegueira de seu pai com um remédio feito de vesícula biliar de peixe.

Cassiel/Castiel

No misticismo judaico, Cassiel é um arcanjo conhecido como o anjo da solidão e das lágrimas, mas também como o anjo da temperança. Conforme a tradição judaica, Cassiel é príncipe que governa o Sétimo Céu, controlando o acesso a essa região celeste. 

Metatron

Outro anjo que aparece apenas na tradição judaica é o Metatron. Segundo a tradição mística judaica, Metatron é extremamente poderoso e importante, sendo o único anjo que serve na presença imediata de Deus, portanto é o único que possui o privilégio de olhar diretamente para Ele. 

Uriel

O nome de Uriel está presente apenas em textos apócrifos (escrituras que não fazem parte do cânon bíblico). No primeiro livro de Enoque, Uriel é um dos anjos que protege a humanidade das más ações dos chamados anjos sentinelas que se atrevem a cruzar as fronteiras do céu e da terra.

Salatiel

Na Igreja Ortodoxa, Salatiel é reconhecido como um dos sete arcanjos, ao lado de Gabriel, Rafael, Miguel, Jegudiel, Baraquiel e Uriel. Ele foi chamado de “Intercessor de Deus” ou “aquele que ora a Deus”.

Baraquiel

Ao lado de Salatiel, Baraquiel é um dos sete arcanjos reconhecidos pela Igreja Ortodoxa. Ele é conhecido como o anjo das bênçãos, pelo seu papel de intermediador entre Deus e as pessoas que precisam da bênção divina. 

Jegudiel

Conhecido como “glorificador de Deus”, e reconhecido como um dos sete arcanjos da Igreja Ortodoxa, Jegudiel é um dos principais anjos divinos. Os crentes veem ele como o anjo que dá força e ânimo àqueles que trabalham em favor da glória de Deus.

Jeremiel

O Arcanjo Jeremiel está presente em livros que não fazem parte do cânone bíblico, como o II Baruque. Neste livro, Jeremiel aparece como o anjo que governa as verdadeiras visões.

Enfim, leia também: Oração para dormir: veja 7 mais fortes!

Posts relacionados

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga-nos

410SeguidoresSeguir
Publicidade

Mais posts